Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 13 de abril de 2019

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA
(republicação)

Em 19.06.2014 o Respeitável Irmão Edson Durães, Loja Estrela Mística, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Itajaí, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas que seguem: edsonduraes01@gmail.com

Transformação Da Loja. Situação: Uma Loja é aberta no Grau de Aprendiz com 2 assuntos na Ordem do Dia: 1° Assunto: comum a todos os Graus porque o assunto envolve também os Aprendizes. 2° Assunto: aumento de Salário de Companheiro: a Loja é transformada no Grau 2 após os Aprendizes cobrirem o Templo. Pergunta: O companheiro vai apresentar uma peça de arquitetura para aumento de salário ao Grau 3. Precisamos abrir o "Tempo de estudos" para apresentação desta peça ou, por ser um assunto da Ordem do Dia, esta peça é apresentada nesta etapa? Obs.; Após a apresentação da Peça os Companheiros cobrem o Templo e a Loja é transformada em Grau 3 para debates e votação do pedido de aumento de salário e depois retorna gradativamente ao Grau 2 e depois ao Grau 1. Razão de minha dúvida: Se a Loja foi aberta no Grau 1, deveremos cumprir todas as etapas da ritualística. Se é apresentado o trabalho anterior em "Tempo de Estudos" no Grau 2, o procedimento correto não seria, quando retornarmos ao Grau1, retornarmos ao "Tempo de Estudos" (havendo ou não assunto para este tema - abrimos o tempo de estudos e justificamos caso não haja) e não no "Tronco de Beneficência"?

Considerações:

Peças de Arquitetura e outros procedimentos (questionário e arguições) que envolvem aumentos de salários (RGF, Artigos 35 e 36 e respectivos parágrafos), são apresentados na Ordem do Dia, já que delas dependem votação. Assim, seria melhor que a Loja previsse essas situações por Grau, ao contrário de ficar transformando sessões em uma verdadeira perda de tempo. 

Lembro que é prevista no Regulamento Geral da Federação uma Comissão de Admissão e Graus que deve antes dar o seu parecer. 

Para aumento de salário do Aprendiz, apresentada a peça de arquitetura e tomado o questionário, cobre-se o Templo aos Aprendizes, transforma-se a Loja em Grau de Companheiro para a votação. 

Apurado o resultado a Loja retorna ao Primeiro Grau, dando-se o reingresso aos Aprendizes e o Venerável comunica-lhes também o resultado e, se for o caso é marcado a data da Elevação. Todo esse procedimento ocorre na Ordem do Dia. 

Para aumento de salário do Companheiro a Loja deve ser aberta no Grau 02. Daí o procedimento é o mesmo, porém coberto o Templo aos Companheiros, transforma-se a Loja em Grau de Mestre. 

Tomado o questionário, apresentada a peça de arquitetura, votado e apurado o resultado retorna-se aos trabalhos para o Segundo Grau e é feita a comunicação, inclusive, se for o caso, é marcada a data da Exaltação – tudo ocorre na Ordem do Dia. As transformações da Loja estão previstas nos rituais em vigência. 

Ratificando – procedimentos para aumento de salário são realizados na Ordem do Dia. Transformada a sessão, quando do seu retorno, ela volta no mesmo período em que fora transformada. 

No Rito Escocês Antigo e Aceito uma Loja pode ser transformada diretamente do Grau de Aprendiz para o de Mestre e vice-versa.

T.F.A. 
PEDRO JUK- jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.524 Florianópolis (SC) – domingo, 16 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário