Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2019

APRENDIZES NO ORIENTE

APRENDIZES NO ORIENTE
(republicação)

Em 01.08.2014 o Respeitável Irmão Darcy Antonio Bocatti, membro da Loja Regeneração 3ª, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná faz o seguinte comentário que merece consideração sobre uma questão apresentada no JB NEWS 1.415 relacionada ao ingresso ou não de Aprendizes e Companheiros no Oriente: darcy.bocatti@gmail.com

Caro Mano Pedro Juk. Tenho ficado incomodado com as atuais posturas de muitos Irmãos quanto a incessante necessidade de alterar os nossos manuais. Será que estamos trazendo profanos que não postulam com a nossa Ordem? Ou será que não estamos assumindo o papel de padrinhos e mestres na sagrada missão do ensinamento? Confesso que fico na dúvida. No início era apenas a Igreja Católica. Com o passar dos tempos à leitura da bíblia foi dando origem a outras religiões. Será que está acontecendo o mesmo com a Maçonaria?

Considerações:

Eu não entendi bem a sua crítica no tocante ao publicado no JB NEWS 1.415 que se refere à possibilidade de Aprendizes e Companheiros no Oriente e o seu comentário sobre a leitura da Bíblia e alteração de rituais. 

Quanto à questão dos Aprendizes e Companheiros volto a ratificar. Quem informou que os mesmos poderiam ocupar o Oriente em Loja aberta, no mínimo esse informante não entende mesmo nada de Maçonaria nesse particular. 

Quanto à outra questão devo comentar que a falta de instrução e entendimento é muito grande, quase generalizada. Veja a seguinte equação: muitos Mestres mal preparados e com conhecimento infinitamente minúsculo apadrinham postulantes. Logo, esses postulantes após iniciados geralmente herdam conhecimento dos seus padrinhos. O resultado quase sempre tem sido uma lástima. Não quero generalizar, porque existem os heróis que desde cedo procuram a Verdade por suas próprias pernas. 

Ainda na questão da Bíblia e outras religiões (sic) não entendi, já que Maçonaria nunca foi uma religião e, o Livro da Lei, sendo ele a Bíblia ou outro livro relativo ao costume ou crença pessoal do postulante, o mais importante para a Sublime Instituição é a crença individual do Maçom no “Criador”. Daí o título Grande Arquiteto do Universo como elemento conciliatório para a opinião humana. 

É verdade sim que a presença da Bíblia é influência da Igreja sobre a Francomaçonaria Operativa (Canteiros Medievais), entretanto mesmo assim, não é pela presença da Bíblia que faz da Maçonaria uma religião. Quem sabe, religiosa. 

À bem da verdade o Livro da Lei é um código de moral e ética na emblemática tríade maçônica. Assim, a obrigação (juramento) é prestada sobre o Livro de acordo com a fé do protagonista, desde que essa fé não professe nenhuma atitude contrária aos ideais da Maçonaria. 

A Sublime Instituição no exercício da virtude da tolerância tem por norma universal manifestar a disposição, convivência e diálogo entre as confissões religiosas (ecumenismo). 

Fico a sua disposição para outros eventuais esclarecimentos.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.554 Florianópolis (SC) – terça-feira, 16 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário