Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 7 de abril de 2019

PARAMENTOS

PARAMENTOS 
(republicação)

Em 22.06.2014 o Respeitável Irmão Marcos Araguari de Abreu, atual Orador da Loja Cataratas do Iguaçu, 2.970, REAA, GOB-PR, Oriente de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão: marcos.araguari@hotmail.com

Gostaria de indagar ao Irmão sobre outro assunto: os paramentos (colares, faixas e fitas) utilizados no REAA. Há diferença na configuração dos mesmos para os graus de Aprendiz e Companheiro face aos utilizados em Câmara do Meio? Estou em dúvida diante do que está contido nas explicações dos Rituais, que diferem nos graus simbólicos citados. Só para exemplificar cito o uso do avental de Primeiro ou de Segundo Vigilante, adornados com suas joias, indagando se só devem ser usados no Grau de Mestre. Desculpe-me se o questionamento for pueril, mas realmente não consegui encontrar nada sobre esses aventais (e respectivos colares e punhos) no Ritual de Aprendiz de 2009. E, ademais, esse Ritual exige uso de punhos (azuis) apenas para o Venerável Mestre quando dos trabalhos no grau 1, gerando minha dúvida.

Considerações: 

O Irmão está coberto de razão. Existe essa contradição e foi corrigida apenas no Ritual de Mestre. Assim, os paramentos dos Mestres, das Luzes e dos Mestres Instalados prevalecem naquilo que prevê o Ritual de Mestre para o rito em questão em vigência no GOB.

A vossa questão não é ingênua não. Existe a contradição e eu já a apontei inúmeras vezes ao GOB, inclusive sobre a forma de provimentos que enviei ao Poder Central em setembro de 2.013 e até agora não me ofereceram qualquer resposta. 

Assim, enquanto aguardamos correção no de Aprendiz para acabar com a contradição, tenho orientado como Secretário Geral para o Rito, para que se observe o contido no ritual citado – o de Mestre como segue. 

Do Mestre:

Avental de pele branca (couro ou material similar), retangular, preso à cintura por cordões ou elástico preto com 4,0 cm de largura, aba nas dimensões 33,0 x 40,0 cm, sobreposto em suas laterais e parte inferior por fita azul-celeste de 5,0 cm de largura.

A abeta, de formato triangular, de pele branca (couro ou material similar) com 16,5 cm na maior altura (contada da extremidade superior do avental), é sobreposta, a partir de sua extremidade por fita azul-celeste de 4,0 cm de largura.

O avental de Mestre tem uma roseta azul-celeste no centro da abeta, que estará sempre descida, e duas rosetas iguais, uma em cada lado inferior do avental; no centro das rosetas, um botão também azul-celeste. O avental é forrado de preto possuindo um bolso em seu forro.

Além do respectivo Avental quando não estiver exercendo o cargo de Vigilante, de Dignidade ou de Oficial usa uma faixa em material acetinado azul-celeste, de 10,0 cm de largura, em diagonal, portada do ombro direito para o quadril esquerdo, sem nenhum ornamento, contendo em sua parte inferior uma roseta azul, com 9,0 cm de diâmetro e, em sua extremidade, a joia de Mestre em metal dourado. O verso da faixa é em tecido preto, sem qualquer figura ou inscrição. Na extremidade interna da faixa, existe uma presilha que serve de suporte para espada.

Do Mestre Instalado:

Avental de pele branca (couro ou material similar), retangular, preso à cintura por cordões ou elástico preto com 4,0 cm de largura, aba nas dimensões 33,0 x 40,0 cm, sobreposto em suas laterais e parte inferior por fita azul-celeste de 5,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados por galão dourado de 1,0 cm de largura e no alto é sobreposto pela mesma fita da abeta, debruada na parte inferior por galão dourado de 1,0 cm de largura usada abaixada. O verso do avental é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição, possuindo bolso.

No centro do Avental figura a Joia do Grau e Qualidade, um conjunto dourado, formado pelo Compasso com Escala, com 9,0 cm de altura, com as hastes separadas por uma abertura de 8,0 cm, de ponta a ponta (externa) e pelo Esquadro, medindo cada braço 5,0 cm, com 1,0 cm de largura cada peça, contendo no centro o Olho Místico, com 2,5 cm de altura, estando todo o arranjo circundado por dois ramos de acácia (figura medindo 10,5 cm de altura por 11,5 cm de largura, com hastes de 13 cm), com folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, na cor dourada, com 2,5 cm de largura entre suas extremidades superiores, dispostos em aspas, com talos cruzados, ladeados por um Tau invertido dourado (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

A abeta, na mesma cor e tecido da aba, de formato triangular, com 16,5 cm na maior altura (contada da extremidade superior do avental), é sobreposta, a partir de sua extremidade, por uma fita, de mesmo tecido, de 4,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados, por galão dourado de 1,0 cm de largura, contendo no centro um Tau invertido dourado (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

Sob a abeta e a partir de sua borda, existem duas peças, na mesma cor e tecido da aba, com 10,0 cm de cumprimento por 4,0 cm de largura, debruadas, em suas extremidades laterais, com galão dourado de 1,0 cm, tendo em sua extremidade um pingente com sete pêndulos dourados.

O Colar, em cetim azul-celeste, é debruado com galão dourado de 1,0 cm em suas bordas internas e externas, medindo a peça que o compõe 11,0 cm de largura, entre sua extremidade externa e o vão interno, tendo a largura superior de 50,0 cm de ombro a ombro e a altura de 49,0 cm entre o vão central interno superior e a extremidade inferior onde pende a joia do cargo.

O Colar possui dois ramos dourados de acácia, um de cada lado, que se cruzam na base, medindo cada um 15 cm de altura e cada um dos ramos de acácia possui folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, nas duas vertentes e o colar trás pendente, em sua extremidade, a joia do cargo: um Compasso, com escala, sobre o Esquadro, tendo no centro um olho, entre o Compasso e o Esquadro. O verso do colar é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

Dos Vigilantes:

Avental de pele branca (couro ou material similar), retangular, preso à cintura por cordões ou elástico preto com 4,0 cm de largura, aba nas dimensões 33,0 x 40,0 cm, sobreposto em suas laterais e parte inferior por fita azul-celeste de 5,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados por galão dourado de 1,0 cm de largura e no alto é sobreposto pela mesma fita da abeta, debruada na parte inferior por galão dourado de 1,0 cm de largura usada abaixada. O verso do avental é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição, possuindo bolso.

No centro do Avental figura a respectiva Joia do Cargo, em dourado, circundada por dois ramos de acácia (figura medindo 10,5 cm de altura por 11,5 cm de largura, com hastes de 13 cm), com folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, na cor dourada, com 2,5 cm de largura entre suas extremidades superiores, dispostos em aspas, com talos cruzados, ladeados por duas rosetas iguais, uma em cada lado inferior do avental; no centro das rosetas, um botão também azul-celeste. (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

A abeta, na mesma cor e tecido da aba, de formato triangular, com 16,5 cm na maior altura (contada da extremidade superior do avental), é sobreposta, a partir de sua extremidade, por uma fita, de mesmo tecido, de 4,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados, por galão dourado de 1,0 cm de largura, contendo em seu centro uma roseta com um botão também azul-celeste. (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

Sob a abeta e a partir de sua borda, existem duas peças, na mesma cor e tecido da aba, com 10,0 cm de cumprimento por 4,0 cm de largura, debruadas, em suas extremidades laterais, com galão dourado de 1,0 cm, tendo em sua extremidade um pingente com sete pêndulos dourados.

Os Punhos, em cetim azul-celeste, são ornados em seu lado superior (com 39,0 cm) e em suas laterais (com 17,0 cm) com galão dourado de 1,0 cm de largura. Seu lado inferior (com 31,0 cm) é ornado com galão dourado de 3,5 cm. No centro das faces externas do punho figura a respectiva Joia do Cargo, Nível ou Prumo em dourado. O verso dos punhos é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

Os Colares, em cetim azul-celeste, são debruados com galão dourado de 1,0 cm em suas bordas internas e externas, medindo a peça que o compõe 11,0 cm de largura, entre sua extremidade externa e o vão interno, tendo a largura superior de 50,0 cm de ombro a ombro e a altura de 49,0 cm entre o vão central interno superior e a extremidade inferior onde pende a joia do cargo.

Os Colares possuem dois ramos dourados de acácia, um de cada lado, que se cruzam na base, medindo cada um 15 cm de altura e cada um dos ramos de acácia possui folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, nas duas vertentes e o colar trás pendente, em sua extremidade, a respectiva joia do cargo, Nível ou Prumo. O verso dos colares é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

Paramentos de Dignidades e Oficiais.

Além do respectivo Avental, o Mestre Instalado e o Mestre Maçom, quando estiverem exercendo as funções de Dignidade ou Oficial usam Colar em cetim azul-celeste, debruado com galão dourado de 1,0 cm em suas bordas internas e externas, medindo a peça que o compõe 11,0 cm de largura, entre sua extremidade externa e o vão interno, tendo a largura superior de 50,0 cm de ombro a ombro e a altura de 49,0 cm entre o vão central interno superior e a extremidade inferior onde pende a respectiva joia do cargo. O verso dos colares é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

Paramentos de Venerável Mestre:

Avental em cetim azul-celeste, retangular, preso à cintura por cordões ou elástico preto com 4,0 cm de largura, aba nas dimensões 33,0 x 40,0 cm, sobreposto em suas laterais e parte inferior por uma fita de mesmo tecido, de 5,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados, por galão dourado de 1,0 cm de largura. O verso do avental é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição, possuindo bolso.

No centro do Avental figura a Joia do Cargo, um Esquadro dourado, medindo cada braço 5,0 cm, com 1,0 cm de largura cada peça, circundado por dois ramos de acácia (figura medindo 10,5 cm de altura por 11,5 cm de largura, com hastes de 13 cm), com folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, na cor dourada, com 2,5 cm de largura entre suas extremidades superiores, dispostos em aspas, com talos cruzados, ladeados por um Tau invertido dourado (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

A abeta, na mesma cor e tecido da aba, de formato triangular, com 16,5 cm na maior altura (contada da extremidade superior do avental), é sobreposta, a partir de sua extremidade, por uma fita, de mesmo tecido, de 4,0 cm de largura, debruada, em ambos os lados, por galão dourado de 1,0 cm de largura, contendo no centro um Tau invertido dourado (medindo 3,5 cm de altura por 6,0 cm de largura).

Sob a abeta e a partir de sua borda, existem duas peças, na mesma cor e tecido da aba, com 10,0 cm de cumprimento por 4,0 cm de largura, debruadas, em suas extremidades laterais, com galão dourado de 1,0 cm, tendo em sua extremidade um pingente com sete pêndulos dourados.

O Venerável, além do Avental, usa Punhos e Colar.

Os Punhos, em cetim azul-celeste, são ornados em seu lado superior (com 39,0 cm) e em suas laterais (com 17,0 cm) com galão dourado de 1,0 cm de largura. Seu lado inferior (com 31,0 cm) é ornado com galão dourado de 3,5 cm. Nas faces externas figura a Joia do seu Cargo, um Esquadro dourado, medindo cada braço 5,0 cm, com 1,0 cm de largura cada peça, cujo vértice aponta para o lado superior do punho, circundado por dois ramos de acácia, com folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, na cor dourada, com 4,0 cm de largura entre suas extremidades, dispostos em aspas. O verso dos punhos é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

O Colar, em cetim azul-celeste, é debruado com galão dourado de 1,0 cm em suas bordas internas e externas, medindo a peça que o compõe 11,0 cm de largura, entre sua extremidade externa e o vão interno, tendo a largura superior de 50,0 cm de ombro a ombro e a altura de 49,0 cm entre o vão central interno superior e a extremidade inferior onde pende a joia do cargo.

O Colar possui dois ramos dourados de acácia, um de cada lado, que se cruzam na base, medindo cada um 35 cm de altura, os quais se desdobram na parte superior em dois outros ramos na altura de 15 cm da base e que também se cruzam na parte superior.

Cada um dos ramos de acácia possui folhas de 1,5 cm de comprimento e largura máxima de 1,0 cm, nas duas vertentes e o colar trás pendente, em sua extremidade, a Joia do cargo, um Esquadro dourado, medindo cada braço 5,0 cm, com 1,0 cm de largura cada peça. O verso do colar é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.

Os paramentos de Venerável Mestre são sempre usados pelo titular do cargo em sua Loja, em visita a outra Loja, independente do Rito por ela praticado e em qualquer solenidade ou ocasião para a qual seja exigido o traje maçônico completo. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com

Fonte: JB News – Informativo nr. 1.514 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 6 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário