Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 28 de abril de 2019

ESTATÍSTICA E QUOCIENTE

ESTATÍSTICA E QUOCIENTE
(republicação)

Em 16.07.2014 o Respeitável Irmão Demócrates Schmitd, Chanceler da Loja Colunas da Fraternidade, 78, Grande Loja de Santa Catarina, REAA, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, formula a seguinte questão: demo@youprint.com.br 

Estatística de Presença em Loja: 

Primeiramente parabéns pela coluna que o Irmão produz no JB News com as valiosas respostas às dúvidas dos Irmãos. Segue uma questão básica, mas que na qual deposito grande dúvida e agradeceria sua análise e orientação: Como calculamos o percentual de Irmãos presentes em Loja? Somos 34 Obreiros no total sendo que 1 está licenciado e 2, por terem idade avançada, são desobrigados a frequentar as sessões de acordo com nosso Regulamento Geral. Faço a soma dos presentes e divido pelo total dos 34 Irmãos (x100) ou somo os presentes e divido por um quociente menor, descontando os Irmãos desobrigados a participar e o Irmão licenciado, 31 no caso? Se for a segunda opção, e quando um Irmão desobrigado a vir, vier? Qual será o quociente? 

Considerações:

Entendo que o quociente a ser considerado é aquele que leva em conta a soma daqueles que assinam o Livro de Presença dos Irmãos do quadro, já que a questão está no quociente de frequência, fato que pode ser considerado estatístico para o cálculo médio anual de presença em Loja. 

Obviamente que nesse particular envolvendo o todo quadro da Loja, deve ser considerada a frequência por Grau simbólico, já que sem essa observação a estatística não seria real. 

Assim, penso que a questão não é daqueles que estão ou não desobrigados de frequentar, porém a presença literal do obreiro constatada pela sua assinatura no Livro de Presenças.

Há que se notar que a questão se refere apenas e tão somente aos “Irmãos do Quadro da Loja”. 

Nesse caso não se consideram visitantes. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.551, Florianópolis (SC) – sábado, 13 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário