Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 9 de abril de 2019

PLURAL NO RITUAL

PLURAL NO RITUAL
(republicação)

Em 26.06.2014 o Respeitável Irmão Marcelo Luiz Gass, membro da Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento: marcelogass@uol.com.br

O PLURAL NOS RITUAIS 

Mano nas Iniciações e Colações de Grau, na maioria das vezes mais de um Irmão é Iniciado, Elevado e Exaltado. Pergunto: Deve-se empregar o plural devido a mais de um Irmão estar participando da Sessão Magna? Nosso Ritual nos diz que nos Trabalhos Litúrgicos, em qualquer sessão, é vedada a inclusão de cerimônias, palavras, expressões ou atos que não constem do presente Ritual.

Consideração:

Penso que a sua questão se sustenta num excesso de preciosismo, ademais no Ritual vigente in Sessão Magna de Iniciação, por exemplo, está previsto na sua página 95, segundo parágrafo: “Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos em uma única Sessão Magna, sendo o ideal um só candidato, dada a importância para o nascimento do Maçom”. 

Isso implica que é prevista a presença de mais do que um candidato, assim obviamente os interrogatórios e referências orais contidos no ritual são adequados conforme a situação e de acordo com o vernáculo – no singular ou no plural. 

Ademais o próprio ritual na sessão mencionada exprime inúmeras vezes, quando se tratar do plural, entre parêntesis a adequação dos termos, tempos verbais e demais nuances linguísticas para o plural. 

Apenas dois exemplos: “Meus IIr∴, o escrutínio foi favorável à admissão do(s) C(C)and∴ ...”, ou “Ven∴ Mestre, o(s) C(C)and∴ cumpriu(ram) a(s) sua(s) primeira(s) obrigação(ões)”. E por aí vai.

Assim o fato não se trata de inserir palavras, expressões ou atos, senão o modo de atentar para a correção e a pureza na pronúncia e escrita do idioma.

T.F.A. 
PEDRO JUK- jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.517 Florianópolis (SC) – domingo, 9 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário