Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de abril de 2019

O AVENTAL DE APRENDIZ

O AVENTAL DE APRENDIZ
Ir∴ Raimundo F. Xavier 

O Avental de Aprendiz é o adorno ou insígnia máxima do Aprendiz. É o símbolo do trabalho. Este adorno tem a forma de um polígono de cinco (5) lados, ou seja um retângulo encimado por um triângulo que se chama ABETA.

O triângulo é símbolo do Espírito do Homem e o retângulo representa a matéria ou o corpo. O polígono representa o trabalho material iniciado pelo Aprendiz ao pretender desbastar e pedra bruta.

Uma outra explicação oculta para o Avental do Aprendiz, diz que um retângulo decomposto forma dois triângulos. Estes dois triângulos mais o triângulo que forma a abeta, representam as três forças vivas do Homem, que são: Espírito, Corpo e Alma. O Espírito manifesta-se por meio da Inteligência; O Corpo por meio da matéria; e a Alma por meio da locomoção ou seja por meio da Vida.

Os antigos aventais eram de pele de cordeiro, branca, sem forro, segurados por cordões que passavam pelo pescoço. Estes eram os aventais dos Maçons Operativos.

Ainda segundo alguns autores, a Abeta levantada, significa que ela protege o Epígástrio ou seja a "boca do estômago" do Aprendiz.

Do ponto de vista esotérico e antigo, o epigástrio, seria o centro das emoções e sentimentos, contra os quais a abeta defenderia o Irmão Aprendiz, que deverá aprender a se defender se quiser conquistar a serenidade de espírito, que constitui a maior conquista do verdadeiro iniciando.

Quanto à origem do Avental, alguns autores reportam ao Antigo Egito, às Gálias e mesmo aos Essênios. Todavia, é quase certo que se tenha originado da Maçonaria Operativa.

Londrina, 15 de setembro de 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário