Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de abril de 2019

LOJA DE MESA E À ORDEM

LOJA DE MESA E À ORDEM 
(republicação)

Em 01.07.2014 o Respeitável Irmão Germano Vieira Filho, membro das Lojas Philantropia e Ordem, 1.664 e Adolfo Bezerra de Menezes, 189, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte: 
GVFILHO@embratel.com.br 

Loja de Mesa ou Banquete Ritualístico 

No ritual de Loja de mesa do GOB tem um ponto que me perturba: Se fica à Ordem de mesa, sentado com a mão esquerda espalmada sobre a mesa com o polegar em esquadria, e se faz o Sinal de Aprendiz. Não é correto ficar à Ordem sentado.

Considerações:

Eu já respondi uma questão que envolve essa prática equivocada. A mesma fora publicada no JB NEWS nº 1.419. 

De qualquer maneira devo salientar que eu não tive participação na confecção desses rituais especiais do GOB que, diga-se de passagem, o que também envolve a Loja de Mesa é bastante confuso e copia outros anteriores já ultrapassados e repletos de vícios equivocados. Como tenho dito, eu prefiro não comentar esses rituais – dizem que em boca fechada não entra mosquito. 

Agora imagine ficar à Ordem sentado! Não dá mesmo para comentar. O que eu posso lhe garantir é que à Ordem sentado, nem mesmo em Loja de Mesa. Efetivamente os brindes são feitos em pé e antes de executá-los o Conviva fica à Ordem em Loja de Mesa antes de tomar posição com a arma (canhão) em frente. 

Acredito que ficaria por conta de quem escreveu essa “estória” (à Ordem sentado) o desígnio de explicar e convencer. 

Ainda existe a praxe da generalização ditada por esses rituais. Digo isso porque nem toda a prática ritualística maçônica (Ritos e Trabalhos) é unânime no costume de se estar à Ordem – alguns desconhecem esse exercício (à Ordem), tanto na Loja de Mesa quanto em outras sessões ritualísticas. E daí: como ficamos? 

Tem mais: em Maçonaria existe Loja de Mesa, agora... Banquete Ritualístico... 

Não há como confundir os brindes realizados nos banquetes de confraternização comumente realizados após as sessões das Lojas, também conhecidos como “Copo d’Água”, ou “Ágape Fraternal”, com uma Loja de Mesa que é ritualística e geralmente se realiza por ocasião das datas solsticiais e, em alguns costumes, até equinociais. 

A minha opinião aqui descrita possui o objetivo de esclarecer, entretanto lembro que mesmo equivocado um ritual em vigência e legalmente aprovado é o que prevalece. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.531 Florianópolis (SC) – domingo, 23 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário