Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 1 de abril de 2019

CIRCULAÇÃO E COLETA

CIRCULAÇÃO E COLETA
(republicação)

Em 10.06.2014 o Respeitável Irmão Orlando Gladstone Albuquerque Lustosa, Venerável Mestre da Loja Dirceu Torres nº 1936, REAA, GOB-DF, Oriente de Brasília, Distrito Federal, solicita o seguinte esclarecimento: orlandogladstone@gmail.com

Ao tempo que o cumprimento parabenizando pelo brilhante trabalho de resgate da ritualística junto ao GOB consulto mais uma vez sobre o tópico circulação do Mestre de Cerimônias e do Hospitaleiro no Rito Escocês Antigo e Aceito, quando da passagem pelo trono do Venerável Mestre. A dúvida persiste em razão de colocações por parte até de um Irmão que já foi Grande Secretário de Ritualística do GOB de que a circulação no trono deve ser completa, isto é, Venerável e todos os demais presentes no local e somente depois às dignidades do Primeiro e Segundo Vigilantes. Qual é a orientação do GOB que devemos praticar? Desde já nossos sinceros agradecimentos.

Considerações:

A circulação prevê primeira a coleta das três Luzes (detentoras do malhete), seguidos das Dignidades do Orador e do Secretário e por fim o Cobridor Interno, o que conclui os seis primeiros cargos. 

Na verdade, esses seis primeiros cargos são os imprescindíveis para abertura de uma Loja, além do Mestre de Cerimônias no Rito em questão. 

É também a exigência para a abertura de uma Loja com o mínimo de sete Mestres. Alguns rituais ainda preveem quando existem os dois Cobridores, o Interno e o Externo, seguido da coleta do Interno, faz-se também o do Externo (obviamente quando esse cargo estiver preenchido). 

Essa abordagem dos seis primeiros cargos não possui relação alguma com a invenção da tal “estrela de seis pontas”, símbolo esse inexistente no REAA∴. 

Os que porventura estiverem ocupando as duas cadeiras de honra ao lado do Venerável serão abordados somente após os primeiros acima indicados, ou seja, após o Cobridor, ou Cobridores se for o caso. Se a coleta fosse orientada para que todos os presentes no altar, além do Venerável, assim procedessem por primeiro, o Ritual em vigência assim determinaria - o que me parece não ser esse o caso. 

Devo salientar que as coisas são bem simples. Basta seguir a razão e não complicar. Assim, independente da situação de quem estiver presente, a abordagem cumpre primariamente os seis primeiros cargos acima já mencionados (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário e Cobridor Interno, ou Cobridores). Essa é a orientação.

T.F.A. 
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.502 Florianópolis (SC) – sábado, 25 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário