Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 11 de abril de 2019

CIRCULAÇÃO E O MESTRE DE CERIMÔNIAS

CIRCULAÇÃO E O MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Em 13.06.2014 o Respeitável Irmão Olavo Batista, membro da Loja Londrina, 14, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná, pede esclarecimento no que segue:
olavobatista@sercomtel.com.br

Mestre de Cerimônias e Circulação - Situação: O Mestre de Cerimônias está sentado no lugar que lhe compete em Loja, isto é, na Coluna do Sul na entrada para o Oriente. Necessita, por questão de ofício entrar no Oriente. Ele deverá dar a volta ao mundo, isto é, passar pela frente do Painel, chegar à linha do equador que termina na entrada do Oriente e entrar pelo Norte ou simplesmente ele entra direto, do seu lugar para o Oriente.

Consideração:

Não se trata de dar a volta ao mundo e parar no mesmo lugar. O temo só procede quando o relacionamos à circulação na mesma Coluna, ou hemisfério (do Norte e do Sul).

Para se ingressar no Oriente existe uma regra básica que se apoia na escalada iniciática do Rito em questão. Em Loja aberta nele se ingressa a partir da Coluna do Norte e dele se sai em direção da Coluna do Sul. No Oriente não existe circulação, senão a regra de ingresso e saída anteriormente especificada. Nunca é demais lembrar que nesse quadrante só ingressam Mestres Maçons.

Assim, no caso do Mestre de Cerimônias para ingressar no Oriente ele cruza primeiro o equador do Templo entre a frente do Painel e a porta de entrada, ingressa no Norte e dele parte em direção ao Oriente. De saída, este o Oficial mencionado sai do Oriente pelo Sul e diretamente ocupa o seu assento.

Ainda outro esclarecimento sobre a circulação que ocorre no Ocidente de uma para outra Coluna. Do Norte para o Sul o circulante cruza o eixo (equador) do Templo entre o limite do Oriente e a retaguarda do Painel da Loja. Do Sul para o Norte o circulante cruza o eixo entre a frente do Painel da Loja e a porta de entrada do Templo. Ratificando; no mesmo hemisfério e no Oriente não há circulação.

Observação: essa orientação está prevista para os rituais que corretamente no simbolismo do Rito Escocês aludem ao Painel da Loja quando colocado no centro do Ocidente.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.521 Florianópolis (SC) – quinta-feira, 13 de novembro de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário