Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 29 de abril de 2019

CIRCULAÇÃO

CIRCULAÇÃO
(republicação)

Em 23.07.2014 o Respeitável Irmão Lourival Neves Figueiredo, Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente (cidade) e estado da federação formula a seguinte questão: 
lourivalnf1@hotmail.com

Circulação

Lendo sua resposta em uma pergunta formulada no JB News, conforme abaixo descrito pelo Irmão: 

“3 – Não importa quem esteja porventura sentado ao lado do Venerável. Durante a circulação da bolsa, o titular aborda primeiramente os que detêm os respectivos malhetes por ordem hierárquica, posteriormente o Orador, o Secretário e finalmente o Cobridor Interno. Ato seguido todos os do Oriente, a começar por aquele que porventura esteja tomando assento ao lado do Venerável. Na sequência conclui-se então a circulação no Ocidente na forma de costume. É oportuno salientar que os primeiros seis cargos mencionados não possuem qualquer relação com uma pretensa estrela de seis pontas, símbolo este que nem mesmo é abordado Maçonaria de vertente francesa. À bem da verdade os primeiros seis cargos abordados referem-se às cinco Dignidades na Maçonaria francesa (Luzes, mais o Orador e o Secretário) somadas ao cargo tradicional do Cobridor. Esses seis cargos mais o Oficial circulante compõem os Sete Mestres para abertura de uma Loja. Infelizmente aqui no Brasil, além de ainda se mencionar a tal “estrela de seis pontas” (difícil de desenha-la pelos cargos percorridos) ainda somam o Chanceler e o Tesoureiro como Dignidades. O equívoco em relação às verdadeiras cinco Dignidades e os primeiros cargos estão em confundir outros dois eletivos com Dignidades da Loja. Dignidades legitimamente são cinco, nunca sete. Sete verdadeiramente é o número mínimo de Mestres para a abertura de uma Loja. Finalizando não me furaria aqui a mencionar o belíssimo trabalho elaborado pelos Irmãos Álvaro e Fuad”. 

E como nossa Loja (tem por hábito, preencher o cargo de Cobridor Interno, pergunto ao Irmão se o Cobridor Externo estiver em sua posição, com a Loja aberta, não deveria ele, ser o último (após o Cobridor Interno) a ser abordado pelo Mestre de Cerimônias ou o Irmão Hospitaleiro, conforme o caso? As explicações de nosso Ritual, cita os Cobridores (CCob∴). 

Considerações:

Volto a repetir, primeiramente os seis primeiros cargos que mencionei na resposta comentada acima, desses seis, o sexto é sempre o Cobridor Interno. Até porque no ato da circulação, a Loja está efetivamente aberta e o Oficial circulante (Mestre de Cerimônias ou Hospitaleiro) estará na Coluna do Sul (lugar do Cobridor Interno), o que faz em reforçar o ato por uma questão lógica.

O que ocorre é que alguns rituais preconizam também a abordagem dos dois Cobridores nessa oportunidade, entretanto deles, o primeiro a ser abordado é impreterivelmente o Interno. Nesse caso, antes do Oficial circulante se dirigir novamente para o Oriente, de passagem pela Coluna do Norte, ele aborda na sequência o Cobridor Externo. Daí o ritual mencionar – Cobridores.

Ratificando. Em qualquer caso, após ter sido concluída a quinta abordagem (a do Secretário) o seguinte a ser abordado é sempre o Cobridor Interno. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.552, Florianópolis (SC) – domingo, 14 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário