Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 2 de abril de 2019

JOIA DO CARGO E O MI

JOIA DO CARGO E O MI
(republicação)

Em 11.06.2014 o Respeitável Irmão Francisco Rubenio de Oliveira, Loja Fraternidade e Harmonia, 3.655, REAA, GOB, Oriente de Macapá, Estado do Amapá solicita esclarecimento:
franrubenio@yahoo.com.br

Pode um Irmão sendo Mestre Instalado e ao ocupar qualquer um cargo em Loja ficar dispensado de usar o colar e a joia do cargo, considerando que esta portando a joia de Mestre Instalado. Gostaria deste esclarecimento, pois já tenho presenciado este caso, e não encontrei em nenhuma literatura que esclarece.

Considerações:

Obviamente que não, até porque Mestre Instalado é um título distintivo cuja joia constitutiva e o avental o qualifica como tal, todavia se este na oportunidade em que assume um cargo em Loja seja ele oficialmente, ou como substituto “ad hoc”, ele usa a joia distintiva do ofício exercido na oportunidade. 

Ele não precisa se desfazer da sua joia distintiva, bastando para tal colocar a joia de ofício sobre aquela que o distingue como Mestre Instalado.

É sempre bom lembrar que Mestre Instalado não é grau, senão uma distinção honorífica conforme preceitua o Regulamento Geral da Federação – Capítulo III, Artigos 42, 43 e 44 que trata dos seus direitos o obrigações. Note que nesse particular não há dispensa do uso de joia de ofício do cargo, se for o caso, ao portador dessa categoria especial honorífica.

O Irmão não encontrará nenhuma literatura “séria e autêntica” sobre esse procedimento simplesmente porque ela não existe, salvo quando alguns inventores meramente “inventam” - talvez em nome da vaidade, não sei...

T.F.A. 
PEDRO JUK jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.503 Florianópolis (SC) – domingo, 26 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário