Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 28 de abril de 2019

ESCRUTÍNIO SECRETO E ESQ. SIMBÓLICO

Em 06/12/2018 o Venerável Irmão Gilberto Martins Rocha, Loja Fraternidade Carmelitana, 2.185, REAA, GOB-MG, Oriente de Carmo do Rio Claro, Estado de Minas Gerais, apresenta as questões seguintes pertinentes ao ritual em vigência.

1) Embora esteja normatizado no Ritual do Grau I, um escrutínio secreto para admissão de candidato pode ser realizado numa sessão do Grau II se a loja estiver composta naquele Grau?

2) À luz do que contém o último parágrafo da página 16 do Ritual do Grau III (Disposição e Decoração do Templo), deve-se colocar o estrado com o tec∴ mor∴ em uma sessão ordinária em Câmara do Meio, ou coloca-se o estrado apenas em sessão Magna de Exaltação?

CONSIDERAÇÕES:

No tocante à realização do Escrutínio Secreto em Loja do Segundo Grau, isso não está previsto. 

O Escrutínio é parte integrante da liturgia do Primeiro Grau (Aprendizes têm o direito de participar) e assim menciona o Ritual de Aprendiz do REAA em vigência no GOB. Nesse sentido, em qualquer situação o Escrutínio somente é realizado em Loja do Primeiro Grau.

No que diz respeito ao estrado (esq∴simbólico) ele somente será colocado quando da realização de uma Sessão Magna de Exaltação. Isso se dá porque assim prevê o Ritual do REAA em vigência do Terceiro Grau do GOB ao mencionar sua colocação durante a cerimônia de Exaltação na página 100 e retirado conforme menciona o mesmo Ritual na sua página 111. 

Na sequência da mesma Sessão Magna o tablado é novamente colocado durante a teatral exposição da Lenda - vide página 119. Por fim ele é retirado definitivamente da sessão de acordo com o que especifica o mesmo Ritual na sua página 127.

Sobre o que menciona a página 16 do Ritual, o assunto trata apenas dos elementos que decoram a Câmara do Meio, entretanto, adaptados conforme as sessões, Ordinária ou Magna de Exaltação.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário