Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 25 de abril de 2019

FORMAÇÃO DE UM TRIÂNGULO MAÇÔNICO

Em 04/12/2018 um Respeitável Irmão que pede para não ser identificado, apresenta a seguinte questão:

FORMAÇÃO DE UM TRIÂNGULO

No momento vivo numa localidade e estou com planos de fixar moradia aqui. Infelizmente não temos muitas Oficinas na redondeza e as poucas que temos, não conseguimos ter presença suficiente para ser uma coluna útil aos Irmãos, já que aqui o maior problema é a logística. Por isso gostaria que me tirasse algumas dúvidas. 

1. Para a formação de um triângulo, há necessidade de responder a alguma Loja legalmente constituída ou o Triângulo e independente? 

2. Tinha como lei que para a formação do Triângulo há necessidade de 3 Mestres, porém em algumas literaturas encontrei que há necessidade apenas de 1 Irmão ser Mestre, faço essa pergunta pois a Cidade é extremamente pequena, e sou o único Mestre Maçom da Cidade, os outros cinco iniciados são Aprendizes que ainda não conseguiram elevação, justo pela dificuldade da logística. 

3. Em caso de impossibilidade de reunirmos "oficialmente" como poderíamos fazer para continuarmos nossos estudos aqui em nossa Cidade?

CONSIDERAÇÕES:
Sendo o mais objetivo possível:

1. Um Triângulo deve responder a uma Obediência e não propriamente uma Loja. Obviamente que os maçons que comporão o Triângulo devem estar gozando de regularidade.

2. Embora pareça redundante, um Triângulo deve possuir impreterivelmente três Mestres Maçons. Eles formarão a diretoria, portanto devem ser Irmãos regulares portadores do Terceiro Grau.

3. Oficialmente e de modo precário somente com a formação de um Triângulo autorizado pela Obediência. Outras reuniões que não obedeçam a legalidade não são consideradas. Vocês podem até se reunir por conta própria, porém será uma reunião irregular perante qualquer Obediência.

Como orientação eu sugiro ainda que seja consultada a Potência Maçônica para a qual se pretende prestar obediência. Ela provavelmente indicará, segundo o seu regulamento, os procedimentos legais para a formação do Triângulo.

Por fim, há que se considerar também da viabilidade e legalidade, levando-se em conta se no Oriente onde se pretende fundar um Triângulo, possa, porventura, já existir alguma Loja regular.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário