Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 22 de abril de 2019

O USO DO CHAPÉU NO REAA

Em 26/11/2018 o Respeitável Irmão Flávio Augusto Batistela, Loja Solidariedade e Firmeza. 3.052, REAA, GOB-SP, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento:

USO DO CHAPÉU

Meu irmão. Tire-me uma dúvida, nas sessões no grau de Mestre-Maçom, o ritual relata ser facultativo o uso do chapéu. Isso vale apenas para as sessões magnas ou as ordinárias também?

Outra coisa. Poderia apenas o Venerável usar o chapéu nessas sessões, ou teria que ser todos os irmãos?

CONSIDERAÇÕES:

No rigor da ritualística pertinente ao REAA, o que deveria acontecer é que nas sessões dos graus de Aprendiz e Companheiro, apenas o Venerável Mestre usasse o chapéu preto e desabado, já nas sessões de Câmara do Meio todos os Mestres deveriam usá-lo. 

Na Maçonaria francesa (berço do REAA) esse costume historicamente se explica numa comparação à atitude do Rei que, diante dos seus súditos (Aprendizes e Companheiros), em consonância à sua autoridade, somente ele aparece coberto, enquanto que o rei, diante dos seus pares (Mestres), em sinal à igualdade, todos devem permanecer cobertos.

Há ainda uma questão metafísica relacionada ao uso da cobertura, principalmente daquela haurida das tradições hebraicas onde menciona a submissão do homem a Deus. Embora não seja esse o mote da questão, mesmo assim não há como negar a inquestionável influência do misticismo hebraico na liturgia do REAA (vide a sua história).

Infelizmente essas tradições não raras vezes são esquecidas ou deixadas “a critério do Venerável”, como ocorre no nosso ritual. 

Embora importante para a liturgia maçônica, no Ritual de Mestre do REAA em vigência no GOB, a cobertura é mencionada apenas de modo “opcional” e se dá tão-somente na Sessão Magna de Exaltação (se o Venerável quiser).

Dado a isso e respondendo parte da sua questão, desafortunadamente o uso do chapéu atualmente no REAA∴ está previsto apenas à sessão Magna de Exaltação, e mesmo assim a juízo do Venerável Mestre.

No que diz respeito à outra parte da sua questão, sobre apenas o Venerável Mestre usar o chapéu na sessão onde ele está previsto, eu penso que não, pois se a opção for a de usar a cobertura, então todos devem usá-lo e não apenas o Venerável, sobretudo por se tratar do Grau de Mestre Maçom do REAA. 
Somente para ilustrar, vou citar alguns rituais antigos do REAA no GOB, cujos quais já previam a utilização do chapéu preto por “todos os Irmãos” no grau de Mestre Maçom. Quem se interessar pode neles conferir: 

1 - Rit∴ Esc Ant e Ac, Ritual do 3º Grau – Mestre, Adotado pelo Supremo Conselho do Brasil, Rio de Janeiro, 1907; 2 - Rit Esc Ant e Ac, Ritual do 3º Grau – Mestre, Adotado pelo Supremo Conselho do Brasil em 1º de Julho de 1898, Rio de Janeiro, 1934; 3 - Grande Oriente do Brasil, Ritual do 3º Grau – Mestre do Rito Escocês Antigo e Aceito, Edição 1955; 4 - Grande Oriente do Brasil, Ritual do 3º Grau – Mestre do Rito Escocês Antigo e Aceito, Edição 1959; 5 - Grande Oriente do Brasil, Ritual, Rito Escocês Antigo e Aceito, 3º Grau – Mestre, Elaborado com a colaboração da oficina chefe do Rito, Aprovado e adotado pelo GOB, 1981.

Espero ter contribuído, lembrando que estou trabalhando nas orientações para os Rituais em vigência no GOB. Já tenho enviado paulatinamente correções e esclarecimentos, pelo que estou ainda aguardando que o Poder Central coloque em operação na plataforma do GOB-RITUALÍSTICA para consulta. Também devo tratar da questão do uso na cobertura com a atenção que ela merece.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário