Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de abril de 2019

SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE

Interessante é o significado da palavra solidariedade no dicionário. Se buscarmos, encontraremos: auxílio mútuo, ligação recíproca entre pessoas ou coisas independentes. 

Então, solidariedade que é um substantivo, como palavra, é uma atitude que relaciona duas ou mais pessoas. É mútua, é recíproca. E o mais interessante, não é forçada, é natural. Não sofre dependência. 

Praticar solidariedade é fazer crescer ao irmão ao lado e a nós próprios. Os dois ou mais envolvidos são beneficiados. Na solidariedade não existe maior nem menor, ;quem dá e quem recebe. É uma relação onde o mais puro dos sentimentos existe: O AMOR. E o amor não é egoísta, ele é solidário. 

Quando se quer ser solidário, procura-se integrar, fazer parte. 

A maioria das pessoas, quando escutam ou falam em solidariedade, pensam em alguém oferecendo o "ombro", o apoio ao outro. Na verdade, solidariedade é algo muito mais forte. É a participação efetiva com o outro ou com os outros envolvidos. É envolver-se sobremaneira que, algo iniciado por um ou por outro toma-se de ambos. 

A solidariedade, quando assumida de verdade, é uma responsabilidade sadia e prova que a humanidade tem valor no seu todo e não em fatias isoladas ou egoístas. 

José Maria Lemos Araxá -MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário