Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de maio de 2017

A DOGMÁTICA ORDEM

A DOGMÁTICA ORDEM
Laurindo R. Gutierrez*

Um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura, sobre o qual não pode pairar dúvida.  O dogma não pode ser revogado ou negado, nem pelo próprio Papa, ou por decisão de um Concílio. São 44 que norteiam o catolicismo apostólico romano.

Também a Ordem Maçônica tem os seus “dogmas”, que são 25 ao todo, que resistimos em aceita-los como dogmas,  os chamados de Landmarks, da mesma forma que na Igreja, foram proclamados com imposição de imutabilidade.

Vejamos o  25º Landmark - “O último Landmark é o que afirma a inalterabilidade dos anteriores, nada podendo ser-lhes acrescido ou retirado, nenhuma modificação podendo ser-lhes introduzida. Assim como de nossos antecessores os recebemos, assim devemos transmitir aos nossos sucessores.  NOLONUM LEGES MUTARI.

Landmark 18º - “Por este Landmark os candidatos à iniciação devem ser isentos de defeitos ou mutilações, livres de nascimento e maiores. Uma mulher, um aleijado, ou escravo, não podem ingressar na Fraternidade”. Esse é o mais rigoroso e perverso, pois não aceita a iniciação de mulheres, pessoas com defeito físico ou mutilações, e aleijados.

Em relação às mulheres, preconceituosamente proíbe a entrada delas talvez para se evitar a “promiscuidade sexual” e manter os homens isolados do pecado. Nos ensinavam que o sexo é pecado, e deve ser mesmo, pois passados quase três séculos, ainda vale a proibição desse antigo Landmark. Dois Landmarks, esses sim, teem força de dogmas.

O 19º - Landmark,  “ A crença no Grande Arquiteto do Universo, é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa crença é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação”,

O 20º Landmark , “Subsidiariamente a essa crença, é exigida a crença em uma vida futura”.

Aqui se  prega  a ressurreição, tal qual no catolicismo. Não existe razão para dizermos que a Maçonaria é adogmática e não se divisa mal algum, ela ter dogmas.  Talvez para desvincular a Ordem Maçônica da religião ainda batemos o pé na “adogmatização” desses Landmarks.

Porque  negar  que a maçonaria tem um sentido quase religioso, especialmente no Rito Escocês Antigo e Aceito, com profundas raízes no catolicismo e no judaísmo.  Os maçons Grandes Inspetores Gerais já passaram pelos graus da Perfeição, do Capítulo e Kadosh , e neles conheceram os mistérios e a verdade, ensinada  nesses Graus Filosóficos. Os graus 19º ao 30º do Kadosh (santo, sagrado, em hebraico) em especial, são aulas de história antiga da maçonaria ministradas aos Mestres dos altos Graus. A Ceia Mística de Endoenças, também chamada a Ceia do Senhor, é uma representação da última ceia de Cristo junto de seus discípulos, com a consagração do pão e do vinho, e como alimento, o cordeiro Pascal, é plena de emoção, fé e recolhimento. Essa cerimônia herdada de ritos judaicos, vem da tradição Essênia.

Sob pena de revelar segredos dos Altos Graus, evitei entrar mais à fundo no tema em exposição, para assim estimular, os irmãos a continuarem a galgar novos graus, em sua carreira maçônica na busca do conhecimento. O Templo Maçônico é uma réplica do Tabernáculo, a primeira Igreja que se conhece, e cujos utensílios foram depois levados para o templo definitivo; o do Rei Salomão.  Muitos estão nos Templos Maçônicos até hoje, especialmente nos Graus Filosóficos.  Vemos nos templos,  alguns objetos  citados na Bíblia, que foram incorporados  pela maçonaria, desde seus primórdios.

O catolicismo, passa a fazer parte de nossos Templos com seus símbolos, bem ao gosto dos maçons latinos de origem católica.  Lá vemos o incensório, altares , chama votiva, o olho Onividente, a coleta do óbolo e a Bíblia Sagrada como  símbolo maior.  O nosso Padroeiro, é um santo católico; São João Batista, embora existam outros “Joãos”; o Evangelista, o Esmoler e o de Jerusalém. Me propus a escrever sobre dogmas e maçonaria, no sentido de mostrar que a convivência entre filosofia e religião, é possível, e que uma pode complementar a outra.  Se não podemos afirmar que a maçonaria é religiosa, também não se pode negar que ela tenha Religiosidade. Dogmática, ou  adogmática  a Ordem sobreviverá a tudo, exatamente porque ensina  filosofia,  história , religiosidade e fé.  

·    * 1- Loja de Pesquisas Maçônicas Brasil –  Londrina-Pr
·       2- Loja Francisco Xavier Ferreira de  Pesquisas Maçônicas – Porto Alegre- Rs
Colaboração :
Ir.´.  Nelson Batista Pereira --   ARBBGBLS  Regeneração 3ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário