Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de maio de 2017

A CORDA DE 81 LAÇOS

A CORDA DE 81 LAÇOS
(desconheço o autor)

O uso da corda, como um elemento  importante  ao entrelaçamento, nós o encontramos na antiga Grécia, quando os cabelos longos  das mulheres eram usados para fazerem  as cordas necessárias para utilização  na defesa  das cidades. Também os agrimensores egípcios usavam cordas para  delinearem os terrenos a serem edificados, sendo que os nós demarcavam pontos específicos das construções, onde seriam aplicadas  as travas, colunas, encaixes, etc..

Quando entrou a Idade Média os construtores da Maçonaria Operativa usavam uma corda  com alguns nós  em determinadas distâncias uns dos outros, amarrando esta corda entre dois pilares com uma distância estudada deixando-a em ângulo desejado. Após isto, era colocada  uma luz  (velas), à distância e altura calculadas, ocasião em que a barriga mostrava o extremo oposto através de sua sombra, as dimensões exatas da cúpula  que eles  desejavam construir.

Thales de Mileto  instado pelo então Faraó a medir a altura de uma pirâmide sem uso de instrumentos, colocou uma vara fincada no chão, na vertical com dois metros aflorando a terra.  Quando o sol levou a sombra desta vara a ser projetada com um comprimento exatamente de dois metros, ele viu que a sombra da pirâmide projetada quando o sol estivesse naquele ponto seria a altura da pirâmide.

Avançando mais na história e no tempo, havia a Sociedade dos Construtores, que desenhava  a corda no chão com o giz ou carvão, fazendo, então a parte de um painel representando os instrumentos  usados pelos pedreiros livres.

No entanto, diz-se que uma das possíveis origens  da corda de 81 nós aconteceu em 23/08/1773 por ocasião da palavra semestral em Cadeia  de União na casa "Folie-Titon" em Paris, quando tomava posse Louis Philippe de Orleans, como Grão-Mestre da Ordem Maçônica, na França, e ali estavam presentes 81 irmãos em união fraterna, e a decoração da abóbada celeste apresentava , por coincidência, 81 estrelas.

Antes, a corda era pintada no chão do templo, depois saiu do chão  e elevou-se ao  Teto dos Templos, que se bem  analisarmos,  isto queria  representar  a  elevação espiritual dos Irmãos. A corda,  lá no alto, serve de proteção, pois ela irradia energias pela "Emanação Fluídica", abrigando e sustentando o "Egrégora" ou - corpo místico - como queiram alguns.  Com isto, evita que ondas  de energias negativas e pesadas recaiam sobre os irmãos. As bordas  separadas na entrada do templo funcionam como  captores de energia pesada dos irmãos que entram, e lhes devolve esta energias sob forma sutil mas leve quando de sua  saída. Para melhor entender, tomemos como exemplo uma camada de ozônio que impede a passagem dos  raios ultravioletas, favorecendo, no entanto, a penetração do fluído vital para a energização dos nossos chacras que giram numa velocidade incrível, com seus elétrons em torno do núcleo de  micro-universos, internos.

Analisando, ainda, mais a fundo, concluímos que esses 81 nós os podemos denominar de laços. Laços como símbolo do infinito. Simbolizando, também, a perpetuação da espécie na penetração macho/fêmea, o que vem determinar que a obra da  renovação é  infinita. Assim os denominamos de LAÇOS DE AMOR para demonstrar que o amor é a continuidade da vida. Os átomos detém todas as sabedorias  do universo  porque ele gera e cria propostas para a evolução humana.

A Corda de 81 laços representa a laçada de um oito deitado. O que entendemos com isto?  é que o irmão maçom deve cuidar para não puxá-la transformando-a em nó, o que significaria a interrupção e o estrangulamento da fraternidade entre os Irmãos.

Analisando, ainda mais, 81 é o quadrado de 9 e este é o quadrado de 3, número de grande valor  simbólico e místico.

A Corda de 81 laços atualmente é colocada  em cima, próximo ao teto do Templo, em número de 40  laços de cada lado, onde podemos destacar  as seguintes interpretações:

- Os hebreus vagaram 40 anos pelo deserto;

- Dentro da Igreja Católica, os 40 laços  à direita representam os 40 dias que  Jesus usou para se preparar para a morte terrestre e os 40 laços a esquerda, os 40 dias que ficou entre nós após a ressurreição, preparando-se para a Eternidade. O laço central é a representação Dele entre o seu passado e o seu futuro;

- Nos Orientes, a corda é colocada de modo que ficam 40 laços à direita e 40 laços à esquerda, ficando um laço central sobre o dossel, que vem a representar o numero UM, ou a  Unidade que não se divide. Portanto, o lado central, por representar o Criador é sagrado;

- Também vemos  a Cosmogonia dos Druidas resumidas nas Tríades dos Bardos antigos, eram em número de 81 e os três círculos fundamentais tem como valor número o 9, o 27 e o 81, todos múltiplos de 3;

-  Já Ragon, em sua obra hermética, refere que o número 81 é o número misterioso de adoração dos anjos;

- Oswaldo Ortega entende que os 81 laços tenham ligação com os anjos que visitam a Terra diariamente;

- Na parte da  Psicologia  nós temos nove variações comportamentais, o que nos induz a entender que  também teremos 81 variações de comportamento;

- Particularmente entendemos que os laços da corda atravessaram os séculos para chegar até nós numa simbologia bem simples de que, quando os mesmos estiverem bem Justos, Perfeitos e Iguais, eles unem os Irmãos numa cadência fraterna estendida aos Irmãos e Irmãs, respectivamente,  pois se ambos estiverem concentrados numa cadeia harmoniosa de pensamentos, estes emanam energias positivas que vêm fortificar o relacionamento entre todos.

Finalmente concluímos que devemos nos concentrar, ao menos uma vez  por dia, no Templo. Templo este que, no sentido esotérico, é o HOMEM  PERFEITO.

E, como disse  J. Boucher:  "Em Maçonaria, esse Templo é um símbolo e nada mais, mas um símbolo de magnífica amplidão; o do Templo ideal para sempre inacabado, e do qual cada Maçom é uma pedra, preparada sem machado, nem martelo, no silêncio da  meditação. O Templo de Salomão é constituído de pedra, madeira de cedro e nele o ouro é abundante. A pedra é a estabilidade, a madeira a vitalidade e o ouro a espiritualidade". (Sólon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário