(republicação)
Em 20/11/2017 o Respeitável Irmão Fernando Antonio da Silva Godoy, Loja Harmonia, 1.265, REAA, GOB-MG, Oriente de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:
TRANSFORMAÇÃO DA LOJA P/ AUMENTO DE SALÁRIO E TEMPO DE ESTUDO
Gostaria de um esclarecimento a respeito de dois assuntos que foram motivos de análise no Tempo de Estudo:
Sabemos que toda e qualquer discussão e aprovação tem que ser feito na Ordem do Dia, diante disto nosso telhamento para aumento de salário estava sendo feito na Ordem do Dia e após, o Aprendiz ou Companheiro é retirado do Templo, a Loja é transformada no Grau 2 ou 3, após discussão e aprovação, retornamos ao Grau que estamos trabalhando e continuamos os trabalhos.
Recentemente o telhamento foi realizado no Tempo de Estudo, foi feito o procedimento da retirada do Irmão, ai foi feito a discussão e aprovação.
Primeira pergunta: Pode fazer o telhamento e aprovação no Tempo de Estudo?
Segunda pergunta: Pode transformar a Loja para outro Grau em qualquer momento da reunião?
CONSIDERAÇÕES:
Existem antes alguns aspectos legais que precisam ser considerados.
No que diz respeito à Elevação, cumprido o tempo necessário exarado no dispositivo legal, o responsável pela instrução da Loja solicitará ao candidato ao aumento de salário à elaboração por escrito de uma peça de arquitetura que será devidamente analisada pela Comissão de Admissão e Graus.

Concluído esse exame, ainda durante a Ordem do Dia da mesma sessão, o Aprendiz terá para si o Templo coberto e a Loja passará a trabalhar no Grau de Companheiro. Nessa oportunidade, o Venerável Mestre abrirá discussão exclusivamente a respeito do exame que acabara acontecer.
Assim, com o assentimento do Orador, o Venerável colocará em votação o pedido de aumento de salário. Apurado o resultado na forma de costume, a Loja então voltará a trabalhar no Primeiro Grau tendo com isso o retorno do candidato à Elevação aos trabalhos. O Venerável informará ao Aprendiz o resultado e, em sendo ele favorável lhe será comunicada data da cerimônia de Elevação, que não poderá ser na mesma sessão em que ocorrera o exame - vide o Artigo 35 e parágrafos seguintes do Regulamento Geral da Federação.
No caso da Exaltação, o procedimento será o mesmo, destacando-se que agora os trabalhos se darão a partir de uma Loja de Companheiro. Haverá uma peça de arquitetura elaborada pelo Companheiro e analisada pela Comissão de Admissão e Graus da Loja. O questionário se dará em Loja de Companheiro e a votação para o aumento de salário se dará por transformação em Loja de Mestre. Se aprovado, a Cerimônia de Exaltação acontecerá em outra sessão, nunca na mesma em que foram realizados os exames. – vide o Artigo 36 e parágrafos seguintes do Regulamento Geral da Federação.
Dados esses apontamentos, seguem outras considerações pertinentes:
Por óbvio os exames para aumento de salário de qualquer Grau serão feitos durante a Ordem do Dia de uma Sessão Ordinária com assunto previamente agendado.
Em se tratando de exames para aumento de salário, não confundi-los com as instruções anteriormente dadas nos períodos de estudos, ou mesmo em sessão específica de instrução como a prevista no Artigo 108 do RGF. Ensina-se primeiro para se examinar depois.
Outro fato preponderante é o trabalho (peça de arquitetura) por escrito realizado pelo candidato e analisado pela comissão específica da Loja.
Assim, objetivamente respondendo as suas questões, no caso da primeira, não se faz o exame para aumento de salário no Tempo de Estudos. Exames para esse fim são feitos na Ordem do Dia porque deles resulta votação. No caso da segunda questão, a transformação da Loja para a finalidade de deliberação de aumento de salário se dará também na Ordem do Dia.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário