Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

ESCLARECIMENTO SOBRE RESPOSTA

(republicação)
O Respeitável Irmão Dener Carvalho Gersanti, membro da Loja Fraternos da Conceição, nº 11, REAA, GLMMG, Oriente de Conceição de Aparecida, Estado de Minas Gerais com base em resposta dada e publicada no JB NEWS, solicita esclarecimento.
dener.gersanti@ymail.com 

Estimado Irmão: Lendo a resposta dada pelo Irmão Pedro Juk no JB News 1.016, gostaria de perguntar como se pede para "cobrir o Templo", ou como seria o certo de se fazer, mencionado no texto abaixo pelo Irmão. Ainda na questão de estar cobertos, ou a coberto, muitos rituais e manuais ainda insistem no engano de se referir "cobrir o Templo" para aqueles que porventura precisem se retirar dos trabalhos. É comum observarmos ainda a chula manifestação: "Irmão Mestre de Cerimônias fazei os Aprendizes cobrirem o Templo, ou fazei com que o Irmão Fulano de Tal cubra o Templo". Ora, os que precisem se retirar pela ocasião momentânea não cobrem o Templo, porém eles terão o Templo a eles coberto. Quem cobre o Templo, é o Cobridor. Se os Aprendizes cobrissem o Templo, então os demais é que deveriam sair do recinto e eles ficariam diante da porta pelo lado interno cobrindo o Templo! Veja se isso faz sentido. 

ESCLARECIMENTO:

Quando um obreiro tiver a necessidade premente de se retirar dos trabalhos, estando ele nas Colunas, em momento oportuno ele pede ao Vigilante da sua Coluna que por sua vez solicita ao Venerável. Se o obreiro estiver posicionado no Oriente ele pede diretamente ao Venerável. 

Nesse sentido o solicitante se faz anunciar pela forma de costume e, autorizado a falar ele assim se pronuncia informando a razão: “(...) que o Templo me seja coberto temporariamente ou definitivamente” se for o caso. 

“No caso da ordem partir do Venerável para que o Templo seja coberto a algum obreiro ele assim ordena: Irmão Mestre de Cerimônias. Fazei com que o Templo seja coberto ao Irmão Fulano de Tal”, definitivamente ou temporariamente. 

Dados esses procedimentos o Irmão Mestre de Cerimônias em qualquer dos casos conduz o retirante. O Cobridor Interno abre a porta para passagem. Concluído o ato o Cobridor fecha a porta cobrindo o Templo. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1020, Florianópolis (SC) – quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário