Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

IDENTIFICAÇÃO DA ESTRELA

(republicação)
Questão apresentada em 06 de outubro de 2.010 e recuperada em 06 de abril de 2.013. O Respeitável Irmão Lourival Neves Figueiredo, Loja Cidade Azul, 2.779, GOB, REAA, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão que segue: 
lourivalfigueiredo@hotmail.com 

Poderia me identificar a estrela no desenho (Ritual do REAA-pagina 26) da Abóbada Celeste de cor laranja (ou vermelha), aproximadamente sobre a mesa do 2º Vigilante? Seria a Estrela Flamejante? 

CONSIDERAÇÕES:

Das estrelas que aparecem no firmamento da Loja, dela não faz parte a Estrela Flamejante. A que está colocada conforme o ritual e citada pelo Irmão ali está posicionada por engano. À bem da verdade essa tal estrela não existe. A Estrela Flamejante é um símbolo pitagórico como Estrela Hominal e fica pendente do teto (abóbada) sobre o Segundo Vigilante. Assim, a Estrela relacionada ao Segundo Grau não faz parte do conjunto astronômico representado na abóbada. A Estrela Flamejante, ou Flamígera com a letra G no centro é tida como uma luz intermediária e fica entre o Sol e a Lua representados no firmamento (meridiano do Meio-Dia). 

Houve tempos em que a Estrela Flamejante também viria aparecer no alto e frente do dossel sobre o Altar ocupado pelo Venerável Mestre. Esse costume acabou em desuso pelo fato de que alguns “achistas” acabaram por coloca-la dentro do Delta Radiante, ou Luminoso, tudo ao gosto do que “ficava mais bonito” e por estar entre o Sol e a Lua no retábulo do Oriente, esquecendo-se estes de que o Sol e a Lua do Retábulo (parede oriental) representam respectivamente apenas o Orador e o Secretário no Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Ratificando, a estrela que aparece na abóbada segundo o Ritual citado, não existe e está em desacordo com a simbologia do Rito. Também a Estrela Flamejante não é tida como elemento astronômico, senão como símbolo distintivo de estudo do Companheiro - E∴V∴A∴E∴F∴ 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1031, Florianópolis (SC) - domingo, 30 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário