(republicação)
Em 11/04/2018 o Respeitável Irmão Marcos José Thebaldi, Loja Suprema Harmonia, 3.858, Rito Brasileiro, GOSP-GOB, Oriente de Jaú, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:
FAIXA DO MESTRE
Você sabe me dizer se há alguma distinção em usar ou não a faixa de Mestre Maçom quando se usa balandrau?
Ouvi dizer que só usa a Faixa de Mestre quando estiver usando o traje completo, ou seja, o terno.
CONSIDERAÇÕES:
A faixa do Mestre é um dos elementos que compõem os paramentos do Mestre Maçom em alguns ritos. Sua origem, sobretudo na vertente latina da Maçonaria é uma das reminiscências do talabarte usado da direita para a esquerda cujo qual suportava o coldre que acondicionava a espada.

No intuito de reprimir qualquer distinção social no seio da Maçonaria, adotava-se então o uso indistinto da espada entre os Mestres Maçons na Loja.
Nesse sentido, alguns ritos maçônicos no decorrer do tempo substituíram a espada, propriamente dita, por uma joia distintiva para o Mestre, a qual vai apensa a uma faixa em tecido vestida a tiracolo da direita para a esquerda simbolizando o antigo talabarte. Foi assim que apareceu a faixa como parte da indumentária do Mestre Maçom nos ritos que comportam esse simbolismo.

Quanto a sua questão propriamente dita, o uso da faixa nada tem a ver com o uso do balandrau. Como ela é um elemento componente das insígnias do Mestre, tanto faz.
De balandrau ou de terno, salvo se o ritual previr o contrário, seu uso é obrigatório.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário