Em 04.10.2021 o Respeitável Irmão Wellington Valeriano da Cruz, Loja Missionários da Luz, 4.693, REAA, Oriente de Porto Nacional, Loja Luz Pioneira de Palmas, 2.590, REAA, Oriente de Palmas, e Loja Mestre Adonhiramita, 4.526, Rito Adonhiramita, Oriente de Palmas, todas do, GOB-TO, Estado de Tocantins, apresenta a seguinte dúvida:
FALA EM PÉ OU SENTADO?
Surgiu uma dúvida em nosso Oriente se o Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes pode na Ordem do Dia falar sentado ou em pé de acordo com sua vontade. Desde já agradeço vossa resposta e seu belo trabalho em prol da Maçonaria.
CONSIDERAÇÕES:
No REAA a praxe é a de que o Venerável Mestre, o Orador, o Secretário (no Oriente) e os Vigilantes (no Ocidente) falem sentados, salvo quando o ritual exarar procedimento contrário nesse sentido.
A bem da verdade e no rigor da tradição ritualística do REAA por conta das hoje extintas Lojas Capitulares, a todos do Oriente é permitido que falem sentados, contudo, atualmente, a maneira consagrada é a de que fora o Venerável Mestre, o Orador e o Secretário (que podem falar sentados no Oriente), os demais do quadrante oriental falem geralmente em pé, isto é, à Ordem. No Ocidente, exceto os Vigilantes, todos impreterivelmente, falam à Ordem.
Nesse particular há algumas regras ritualísticas a serem observadas. Por exemplo, caso o titular que tem o direito a falar sentado, mas por deferência resolva falar em pé, então ele deve ficar à Ordem, isto é, com o corpo ereto, pés em esquadria na forma de costume e o Sinal de Ordem composto. Quem estiver à Ordem usando da palavra, ao concluí-la desfaz o sinal pelo Sinal Penal do grau e retoma o seu assento (isso não é saudação).
No que diz respeito às Luzes da Loja, se essas preferirem falar em pé, então deixam os seus malhetes e compõem normalmente o Sinal de Ordem, ou seja, com a mão, ou as mãos, se for o caso.
Apenas a título de esclarecimento, o Tesoureiro e o Chanceler não têm a prerrogativa, como a dos Vigilantes, de falarem sentados.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário