Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 11 de maio de 2022

QUESTÕES SOBRE O USO DE MEDALHAS MAÇÔNICAS

MEDALHAS MAÇÔNICAS
(republicação)

Em 16/08/2017 o Respeitável Irmão Leutério Luiz de Lara, Loja Palmeira da Paz, sem mencionar o nome do Rito, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Cataria, apresenta as questões seguintes:

Recebi a incumbência de pesquisar qual é o uso correto das diversas medalhas, ou seja, quais devem ser usadas e em que parte do traje maçônico devem ser colocadas, respeitada a ordem de precedência, etc.

Nada encontrei a respeito, salientando que a Lei nº 088, de 21/09/2006, que alterou o regime de recompensas, não faz qualquer menção a tais pontos.

Preciso de respostas para os seguintes questionamentos:

1. É possível usar todas as medalhas ao mesmo tempo, como a de "Benemérito da Ordem", "Grande Benemérito da Ordem", "Estrela de Distinção Maçônica" e a medalha distintiva de "Instalação de Venerável"?

2. Qual a ordem de colocação das medalhas no peito? 

3. No lado direito ou esquerdo do peito?

4. É possível usar tais medalhas ou algumas delas no avental?

5. Em que datas/sessões posso ou devo usar tais medalhas?

Por ventura, o Irmão conhece algum documento oficial expedido pelo GOB regulando o uso correto das medalhas?

Há um manual orientativo?

CONSIDERAÇÕES:

Embora legal, eu penso ser constrangedor que numa escola de virtudes, como a Maçonaria, onde cultivamos a humildade, se tratar de assuntos desse quilate.

Mas como os homens são perfectíveis, vejamos no que eu posso lhe ajudar.

Se é possível ou não, acho que isso fica ao critério do detentor dessas distinções. Sob a minha óptica eu entendo que bastaria o usuário trazer consigo apenas aquela de mais alta distinção.

Como eu entendo que se deveria usar apenas a de mais alta distinção, penso que essa pergunta fica prejudicada.

Pelo que eu tenho visto, é comum o seu uso na lapela esquerda do bolso do paletó, embora existam aquelas que ficam apensas em uma fita tipo colar que envolve o pescoço.

O avental maçônico é indiscutivelmente um dos maiores símbolos maçônicos. Sem ele o maçom não ingressa nos trabalhos de uma Loja. Avental não foi feito para nele se pendurar medalhas.

Geralmente os detentores dessas distinções usam-nas nas Sessões Magnas. Mas, via de regra, isso não é obrigatório.

Por eu não me preocupar e nem ser simpático a essas práticas, consequentemente eu desconheço se existe algum diploma legal ou um manual que trate desses pormenores, até porque eu uso na Loja apenas as minhas insígnias maçônicas – avental, colar e a respectiva joia.

Respeitando as opiniões e gostos alheios, são esses os meus econômicos comentários.

E.T. – Nada contra as condecorações e distinções maçônicas e nem contra aqueles que as recebem. Receber um reconhecimento é gratificante. Porém, o que o maçom não precisa é tocar trombetas pelos seus feitos e merecimentos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Muito bem tratado o assunto. Me faz lembrar uma pequena anedota em que um alto dignatario foi visitar uma pequena Loja do interior, onde passava as férias. Esse Irmão tinhao habito de usar todas as suas medalhas de uma só vez e ao chegar atrasado à sessão, deu as batidas de costume, o Cobr.'. ao entreabir a porta e vê-lo, disse ao Ir.'. Vig.'. que não sabia querm era, mas pela quantidade de medalhar que portava só podia ser o próprio GADU...

    ResponderExcluir
  2. Tipo: Numismática - Exonúmia etc



    Maçonaria: Comenda Maçônica - Ordem do Mérito PEDRO I. - Grande Oriente do Brasil. Medalha fabricada em bronze e esmalte. Peça de uso ao pescoço, sem a fita.

    Pergunta: Como se usa no pescoço sem a fita?

    ResponderExcluir