Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 23 de abril de 2023

SINAL DE ORDEM III

Em 14.12.2022 um Respeitável Irmão que pede para não ser identificado, Loja praticante do REAA, GOB, sem mencionar o Oriente, faz a pergunta seguinte:

SINAL DE ORDEM

Minha dúvida seria quanto ao Venerável Mestre na hora da abertura dos trabalhos já com o livro da lei aberto ou no encerramento da sessão.

O Venerável Mestre. Com sua ferramenta de trabalho em mãos (no caso o ritual que está sendo lido no momento) deve ou não ser feito o Sinal de Ordem ou "GUT∴".

Sempre tenho visto o Venerável Mestre lendo seu ritual (na abertura ou encerramento) fazendo o sinal de ordem.

Por favor esclarecer esta dúvida.

CONSIDERAÇÕES:

No REAA, a regra é de que a partir do momento em que a Loja for declarada aberta, até o seu encerramento, todos os que porventura estiverem em pé e parados, inclusive o Venerável Mestre, devem se colocar à Ordem.

No caso, o Venerável Mestre fica à Ordem deixando o seu malhete sobre o Altar.

Se ele estiver em pé fazendo alguma leitura, do ritual por exemplo, o mais razoável seria acomodar o ritual sobre Altar o dispondo de maneira mais acessível para efetuar as leituras.

Assim, estando ele em pé e com as mãos livres, fica à Ordem (corpo ereto e pés em esq∴, compondo naturalmente o Sinal de Ordem).

Do mesmo modo, estando nos seus respectivos lugares, assim também procedem os Vigilantes.

Eventualmente, se o Venerável Mestre ou os Vigilantes, por dever de ofício precisarem transitar pela Loja, devem trazer consigo os seus respectivos malhetes. Nesse caso, eles ao permanecerem em pé e parados, na forma de costume pousam os respectivos malhetes no l∴ e∴ do p∴.

Vale esclarecer que o malhete pousado no l∴ e∴ do p∴ não é sinal maçônico, mas a forma a rigor de como se empunha (segura) esse instrumento de trabalho - em deslocamento ou em pé e parado fora do seu lugar.

Ao concluir, destaco nesse contexto que a conduta ritualística é não fazer sinal quando se estiver empunhando (segurando) um objeto de trabalho. Isso implica que não se deve utilizar de um objeto para com ele compor ou fazer o sinal. No caso do malhete, por exemplo, seria impróprio alguém colocá-lo na região gut∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário