Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2022

PROCEDIMENTOS RITUALÍSTICOS

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Juvenal Alves de Moura, Orador da Loja João Braz, 1.116, GOB⸫, REAA⸫, Oriente de Trindade, Estado de Goiás. jmoura57@gmail.com

Tenho duas dúvidas. Gostaria da ajuda do valoroso Irmão. Primeira; antes do início dos trabalhos ao adentrar o templo devemos fazer em fila dupla, essa deve ser feita somente pelos Aprendizes seguidos pelos Companheiros, ou Companheiros e Aprendizes simultaneamente? É claro que estavam postados corretamente no Átrio. Segunda; os Vigilantes quando forem fazer uso da palavra, antes devem solicitá-la ao Venerável Mestre com um pequeno golpe de malhete? Sendo que a mesma encontra em sua Coluna. Ou não é necessário?

CONSIDERAÇÕES:

A Ordem de ingresso no Templo antes do início dos trabalhos segue geralmente a seguinte ordem:

No lado esquerdo (Norte do Átrio) primeiro os Aprendizes, Mestres sem cargo que ocuparão a Coluna do Norte, Oficiais do Norte, Oficiais que trabalham no Oriente no seu lado Norte, Tesoureiro, Orador e autoridades que se posicionarão no Oriente à direita do Venerável e abaixo do sólio. 

No lado direito do Átrio (Sul) primeiro os Companheiros, Mestres sem cargo que ocuparão a Coluna do Sul, Oficiais do Sul, Oficiais que trabalham no Oriente pelo seu lado Sul, Chanceler, Secretário, Mestres Instalados que ocuparão o Oriente no lado esquerdo do Venerável e abaixo do sólio. 

Logo atrás da fileira Norte o Primeiro Vigilante e da fileira Sul o Segundo Vigilante. Entre os Vigilantes e por último o Venerável Mestre que é conduzido ao seu lugar em Loja pelo Mestre de Cerimônias. 

Dado o ingresso que é comandado pelo Mestre de Cerimônia as fileiras entram na ordem posicionada cada qual pela sua coluna sem circulação.

Essas regras às vezes podem sutilmente variar de acordo com o regimento das Obediências, todavia a maneira acima descrita é a mais usada pelos ritos que compõem préstito no Átrio.

Um dos preceitos para essa formalidade é a de que os que se posicionam no lado esquerdo da Sala da Loja entrem pela esquerda e os da direita, pela direita, tomando como referência a linha imaginária que parte do meio da porta de entrada até o Delta.

Daí o Venerável ficar no centro.

No caso do GOB⸫ o procedimento está claramente explicado no Ritual de Aprendiz – Rito Escocês Antigo e Aceito em vigência (2.009).

Se a palavra já estiver na Coluna correspondente não existe necessidade, pois seria redundante fazer uma solicitação que está previamente concedida. É sempre de boa geometria que o Vigilante ao fazer uso da palavra o faça por último em referência aos ocupantes da sua Coluna.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 793, 28/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário