Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 14 de agosto de 2022

COLUNAS VESTIBULARES

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão José Daniel Massaroni, REAA, sem declinar o nome da Loja e Obediência, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Paulo.
j1daniel@terra.com.br

COLUNAS VESTIBULARES "B e J" - Peço ao Irmão que esclareça uma situação verificada na última Sessão. Eu estava substituindo o Irmão Arquiteto e na organização do Templo para início da Sessão, acendi as luzes existentes no interior das Colunas "B e J", que acredito ter confeccionada com a única função de sobressair as referidas letras. Como não encontrei nada em livros que possuo, não vejo na ritualística maçônica nada que informe a necessidade deste acendimento. Logo após um outro Irmão foi até o interruptor e apagou a luz que coloca em evidência a letra "J" com o argumento que tratava-se de uma Sessão de Primeiro Grau onde a letra "B" tem que ser acesa. Consequentemente ficava claro que na Sessão de Companheiro só acenderíamos a letra "J" e de Mestre as duas letras. Pergunto ao Irmão se existe alguma coisa, argumentada pelo Irmão, como existente em Ritual e não localizado, sobre a necessidade de acender uma ou outra letra para identificar o Grau em que a Sessão está funcionando?

CONSIDERAÇÕES:

As Colunas Vestibulares indicam no Rito Escocês Antigo e Aceito a passagem dos trópicos de Câncer ao Norte (B⸫) e Capricórnio ao Sul (J⸫).

Sendo elas vestibulares, tradicionalmente elas se posicionam no vestíbulo, ou átrio do Templo junto à porta de entrada. Infelizmente alguns rituais ainda preconizam a sua interiorização.

A representação dessas Colunas, também conhecidas como Colunas Gêmeas não carecem em sua construção palpável no átrio de nenhuma identificação e muito menos luzes no seu interior no intuído de identifica-las. A sua identificação por nome está restrita às suas iniciais como componentes do Painel da Loja. 

Ainda em relação ao acendimento de luz interna, além de não existir oficialmente, pior ainda é acender luz para identificar Grau. Isso é mera invenção e não condiz em nada com a ritualística do Rito em questão.

As Colunas B e J simplesmente são colocadas no lugar devido (átrio) sem a necessidade de identificação, pois cabe ao Maçom conhecer perfeitamente qual delas se refere tipicamente à nomenclatura. 

Da mesma forma, aproveitando o ensejo, nessas Colunas (físicas e palpáveis) não se colocam romãs nem globos sobre os respectivos capitéis conforme o Grau. Essa identificação está explícita no Painel da Loja.

Também na tradição do Rito Escocês Antigo e Aceito essas Colunas não possuem ordem de arquitetura senão aspectos distintivos de feição babilônica. Em termos de antiguidade elas são anteriores às Ordens Arquitetônicas Gregas conhecidas na Maçonaria como Jônica, Dórica e Coríntia.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 789, 24/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário