TRAJE
Um irmão defendeu o que está escrito na página 33 do Ritual de Grau 1 - Aprendiz, não admitindo o contrário.
E de posse, de um artigo que segue em anexo de sua autoria, fiz as considerações ancorado no mesmo, e disse que eventualmente o irmão poderá sim fazer uso do Balandrau que diante da vida moderna e corrida que estamos todos inserido nela, sem contudo estar vestindo calça preta e camisa branca, pois como são peças de vestuário que não aparecem, no caso usadas por debaixo de outra, é irrelevante a cor da camisa, camiseta, cuecas, cintos, e outros dos seus afins de confecção e estamparia, em razão de estar saindo do trabalho com imprevistos de última hora que o impeça de passar em casa a tempo, ou estar em viagem a outro Oriente.
Isto posto, venho apresentar ao irmão minha suscitação de dúvidas:
1) Mesmo com a informação no Ritual Grau - Aprendiz - em sua página 33, o irmão poderá participar da reunião sem estar vestindo calça preta e camisa branca, mas de sapato e meia preta em sessões que não seja Magna no rito REEA em lojas do GOB.
Desde já antecipo agradecimentos a atenção dispensada e costumeira.
CONSIDERAÇÕES:
Menciona o novo Ritual de Aprendiz Maçom, REAA, GOB, edição 2024, em vigência, página 33, que nas Sessões Ordinárias é perfeitamente admissível o uso de balandrau preto, desde que seja talar (até os tornozelos), gola fechada e mangas compridas, sem qualquer símbolo ou insígnias estampadas.
O balandrau deve ser usado com calça, meias e sapatos pretos, não sendo admitido o uso de tênis ou de outros calçados similares.
Nesse contexto, o ritual não menciona a cor da camisa porque é irrelevante, já que por baixo de uma vestimenta talar, com mangas compridas e gola fechada a camisa não aparece.
Vale observar que este mesmo ritual menciona que nas Sessões Magnas obrigatoriamente o traje será de terno preto ou azul marinho escuro, sapatos, cintos e meias na cor preta, camisa branca, gravata preta, modelo tradicional (lisa sem ornamentos). Assim, nas Sessões Magnas não se admite o uso do balandrau.
Ao encerrar, vale destacar que existem ritos que não admitem, em qualquer circunstância, o uso do balandrau. Dessa forma, recomenda-se que o visitante deve respeitar as regras do rito da Loja visitada.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário