Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A IMPORTÂNCIA DE INSTRUIRMOS NOSSAS CUNHADAS

Ir∴ Sérgio Quirino Guimarães
Durante a atividade na ARLS Casa do Caminho - GLMMG, um Irmão me perguntou como instruir a cunhada em relação ao uso das luvas brancas. Ele como a maioria de nós recebeu o par de luvas com o pedido que encaminhasse àquela que mais estima e que tem mais o seu respeito.

Assim o Irmão chegou em casa, entregou o par a naturalmente ressabiada cunhada e ela perguntou: - O que é isso? O que faço com isso? Como uso? E o Irmão responde: - Eu ainda não sei, mas quando souber lhe contarei! E quando acontece esta instrução? 

Às vezes nunca, um Irmão conta para o outro o que sabe e cada um floreia da maneira que acha mais bonito. De forma institucional, não recebemos esta e muitas outras instruções. Jamais devemos esquecer que Maçonaria não é "coisa só de homem" é sim "coisa de família". A cunhada tem o direito e nós o dever de instruí-las sobre o que é a Maçonaria. 

Coloque-se no lugar delas, imagine que sua esposa entrasse para uma organização chamada “YZ” e algum colega ou familiar lhe perguntasse: - Afinal o que é a “Organização XY”? - O que elas fazem? - Por que se vestem assim? - Quem criou esta organização? E para todas as perguntas você só responderia: - Não sei! Como você se sentiria? Pior ainda seria encontrar a cunhada após as reuniões da XY e lhe perguntar: - Como foi à reunião? Do que trataram? Se ela responder que não pode falar porque é segredo, você com certeza ficaria desconfiado, ou chateado, ou deslocado. E será que não agimos assim com nossas cunhadas? 

Os esclarecimentos sobre o que é um Maçom e o que é a Maçonaria, devem começar na sindicância. O primeiro sindicante ou o padrinho deve assentar com o candidato e a esposa e contar a origem da Maçonaria, nossos princípios, NOSSOS DEVERES, esclarecer sobre as obrigações que teremos que cumprir, os preconceitos que poderão sentir. 

Existem situações muito simples e que podem colocar a cunhada em constrangimento; algumas não sabem o nome da Loja e a maioria não tem nem idéia do que seja Potência, Obediência, Oriente, se o Irmão é um Oficial, uma Luz ou Dignidade. Se o Irmão adoece ou está com algum problema, algumas sequer tem o telefone do Venerável da Loja. E posso afirmar que a maioria absoluta desconhece a estrutura de uma Grande Loja ou de um Grande Oriente, estrutura esta que em determinados momentos pode lhe favorecer (hospitalaria por exemplo) e outras que poderia interagir positivamente (Fraternidade Feminina por exemplo). 

Precisamos desmistificar nossas ações, é necessário compartilhar com a esposa os nossos ideais, nossas aspirações, pois são as cunhadas que nos trazem consolação, conforto e alento nesta vida tão atribulada que levamos. 

O escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe disse que "Uma esposa é um presente dado ao homem para consolá-lo da perda do Paraíso." Que assim seja! Não vamos permitir que a duvida, a insegurança ou o sentimento de deslocamento tome conta das cunhadas, lógico que há certas coisas que não podemos expor, mas também não podemos deixá-las na mais profunda ignorância.

Fonte: JBNews - Informativo nº 220 - 05.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário