Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 8 de outubro de 2023

O QUE APRENDI COMO APRENDIZ

Por Júlio César Sudbrack (Chapecó - SC)
jusudbra@hotmail.com 

Aprendi o valor de um olhar. Aquele olhar sincero que vocês me dirigiam, nos primeiros dias que passei a frequentar a Loja, trazia muita coisa... ele dizia: quero saber se você está bem, ou, sinta-se em casa. 

Aprendi a descontração de um ágape. Após um certo tempo, descobri que algumas Lojas raramente tem ágape. Sinto-me grato por ter ingressado numa que o tem regularmente. Vejo no ágape a chance de nos conhecermos melhor. 

Aprendi a dedicação dos que comandam a Loja. Dedicação todos temos, mas quem está no comando, juntamente com suas incansáveis esposas, tem um compromisso bem maior. 

Aprendi que nem sempre quem mais sabe, nos dá os melhores exemplos. Sabedoria é uma coisa, sensibilidade e equilíbrio, são outras.

O que citei até agora foram pequenas observações dissociadas dos ensinamentos. A partir de agora, pretendo ingressar neste último. 

Aprendi que o que existe, existiu e existirá, depende de uma única vontade. A vontade do G.´.A.´.D.´.U.´.

Aprendi que pela vontade do G.´.A.´.D.´.U.´. um elo nos une. O elo da busca da verdade. 

Aprendi que na busca da verdade, o que sei me leva a crer que nada sei. Isto, quando sabiamente analisado, se torna uma grande verdade, brotando-me o desejo de torna-me um eterno aprendiz. 

Aprendi que Aprendiz está ligado à P.´.B.´.. O importante não é a força com que o maço bate no cinzel na busca da beleza da pedra. O importante sim, é a perseverança e a sabedoria com que se bate. 

Aprendi que sabedoria, força e beleza devem andar juntas. Ter sabedoria sem ter força ou beleza, ficará como algo no espaço, no imaginário, sem ação ou utilidade. Ter força sem ter sabedoria ou beleza, pode se tornar uma ação sem propósitos, sem rumo certo, uma perda de energia e também sem utilidade, sem benefícios. Ter beleza sem ter sabedoria ou força, pode gerar algo útil, belo, mas de princípios duvidosos, de durabilidade incerta ou sem ação. Enfim, estas três forças juntas, formam um equilíbrio perfeito. 

Aprendi que equilíbrio é o segredo da vida.

Aprendi que vida em equilíbrio é o que se quer. Fundamental para este equilíbrio é o trinômio Liberdade / Igualdade / Fraternidade. A Liberdade sem Igualdade implicaria em direitos demais para uns em detrimento dos direitos de outros. A Igualdade sem Liberdade implicaria em todos serem idênticos, ferindo portando a possibilidade de serem livres. A Fraternidade é o equilíbrio que deve reinar em ambas, para uma vida em harmonia. 

Aprendi que vida em harmonia depende de uma lei. A Lei Moral. 

Aprendi que na Lei Moral não consta vícios, paixões, fanatismo, orgulho, ambição, vontades próprias, vaidades... 

Aprendi que vaidade, como todas as outras imperfeições, deve-se deixar do lado de fora. Do lado de fora de uma vida de retidão. 

Aprendi que retidão é uma virtude. 

Aprendi que a maior das virtudes é a tolerância. E, numa sábia tolerância, está inserida uma boa dose de justiça, de compreensão, de coragem, de respeito e... de amor.

Fonte: JB News – Informativo nr. 1.145

Nenhum comentário:

Postar um comentário