Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

SINAL DE COMPANHEIRO NO REAA - UMA OU DUAS MÃOS?

(republicação)
Em 19/02/2018 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOEPE/COMAB, Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, solicita esclarecimentos.

SINAL DO COMPANHEIRO MAÇOM NO REAA

Gostaria que o Irmão se possível fizesse um comentário sobre a questão que apresentarei abaixo:

Quando fui elevado ao Grau de Companheiro me foi comunicado que o sinal de ordem do segundo grau seria feito com as duas mãos da forma que sabemos. Mas de certo tempo para cá a minha Potência (GOEPE/COMAB) vem nos orientando a fazer o sinal apenas com a mão direita. Gostaria de saber qual a forma correta de compor tal sinal.

CONSIDERAÇÕES:

De fato, a coragem do competente Irmão Antonio do Carmo Ferreira fez com que se adotasse o procedimento correto no Sinal de Companheiro do REAA∴, pelo menos na COMAB em Pernambuco, isto é, eliminando esse movimento enxertado feito com a mão esquerda, o que não é original no escocesismo. 

A utilização do antebraço e mão esquerdos é prática de outra vertente maçônica que infelizmente foi adotada no REAA∴ em França por obra e graça de místico Oswald Wirth. 

Tenho dito. Cada gesto que envolve um Sinal tem que estar de acordo com a estrutura doutrinária do Rito, o que não faz sentido nesse caso em se tratando do rito abordado. O original Sinal do Companheiro no escocesismo é feito apenas com a mão direita em alusão à pena simbólica. 

Desafortunadamente a maioria dos rituais, principalmente no Brasil, ensina de modo equivocado o Sinal quando também utiliza a mão esquerda. O pior nesse caso é que não há para ela explicação convincente em se tratando do Rito Escocês, mas mesmo assim acabou se tornando um gesto consuetudinário, provavelmente pelo excesso do uso. Afinal, diz-se que um erro repetido muitas vezes acaba sendo considerado correto.
A utilização do membro superior esquerdo nesse Sinal é apanágio da vertente inglesa de Maçonaria, isso porque existe para ele continuidade preparatória para o Sinal de H∴ que é haurido da Lenda do Terceiro Grau. 

Já no REAA∴ o procedimento é diferente e não existe relação direta do Sinal de Companheiro com o Sinal de H∴ (Sinal de Adm∴ no REAA∴).

Em síntese, o Sinal de Companheiro no Craft inglês (conhecido como Rito de York) é uma preparação para o Sinal de H∴, mas não o é no REAA∴ que, por ser oriundo da Maçonaria francesa (deísta), admite outra interpretação doutrinária.

Sem se aperceber desse importante detalhe, muitos ritualistas não levaram em consideração essa diferença e acabaram incluindo uma prática (inventada por Wirth) que, além de ser uma anomalia no escocesismo é ainda um enxerto grosseiro que tenta imitar prática de outro rito.

Tradicionalmente o Sinal correto do Segundo Grau no REAA∴ é feito mesmo apenas com a mão direita, embora a grande maioria dos rituais em vigência mencione a utilização das duas mãos para fazê-lo. 

Assim, devo mencionar que rituais em vigência, mesmo que equivocados, devem ser rigorosamente cumpridos, entretanto isso não nos retira o direito de apontar o engano para que talvez um dia eles sejam rigorosamente corrigidos e façam sentido.

Parabéns ao GOEPE que corajosamente se livrou dessa contradição.

T.F.A.

PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com.br
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário