Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 10 de outubro de 2023

ABERTURA DOS TRABALHOS - LEITURA DO LIVRO DA LEI

Em 09.05.2023 o Respeitável Irmão Ronaldo Ramiro de Paula, Loja Triângulo 81, 96, REAA, GLEMT (CMSB), Oriente de Cuiabá, Estado do Mato Grosso, apresenta a dúvida seguinte:

ABERTURA DO LIVRO DA LEI

Preciso de sua ajuda para resolver um impasse com o meu Past-Master.

Gostaria de saber qual a forma exata de se fazer a leitura do Livro da Lei na abertura dos trabalhos.

Questionei-o hoje sobre a forma empregada por ele.

No REAA ele primeiro abriu o Livro da Lei, sem segura-lo, posicionou o Esquadro e Compasso no Grau de Aprendiz, aí sim segurou e folheto do Salmo e leu. Questionei, dizendo que o Livro deve ser seguro com as mãos, feito a leitura posiciona-lo no Altar e posicionar o Esquadro e Compasso.

Poderia me explicar a forma exata?

CONSIDERAÇÕES:

No caso da leitura de um trecho do Livro da Lei para o início dos trabalhos, o recomendado é que o titular tome o Livro da Lei às mãos e faça a leitura do trecho apropriado. Concluída esta, coloca-se o Livro aberto sobre o Altar dos Juramentos dispondo sobre ele o Esquadro e o Compasso na forma costumeira.

É oportuno mencionar que não deve se fazer nenhuma reverência durante a leitura, ou seja, procede-se com naturalidade.

Caso o trecho seja destacado em separado por algum artifício impresso objetivando facilitar a sua leitura, o mesmo deve ficar dentro, ou sobre uma das páginas do Livro, de tal modo que titular tenha o volume aberto às mãos. Destaque-se que somente após a leitura é que são arrumados sobre o Livro os outros dois elementos emblemáticos.

PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário