Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 31 de outubro de 2023

RITUALÍSTICA MAÇÔNICA - FORMAÇÃO DO PÁLIO

Em 29/05/2023 o Respeitável Irmão Diomar Fundão Barcelos, sem mencionar o nome da Loja, Rito, Obediência, Cidade e Estado da Federação, formula a seguinte questão:

FORMAÇÃO DO PÁLIO

Quanto a formação do Pálio, li uma instrução que dizia para os Diáconos e o Mestre de Cerimônias aguardar o Orador saudar o Venerável para formar o Palio. Não anotei a fonte e não mais encontrei. Pergunto se procede tal instrução.

CONSIDERAÇÕES:

Tenho deixado sempre claro que os consulentes devem informar o nome da Loja, o Rito praticado, a Obediência, etc. Sem essa informação, a maioria das vezes a resposta fica prejudicada.
 
Fica difícil responder uma questão quando não se sabe o Rito praticado e a Obediência, principalmente, pois no contexto da Maçonaria Brasileira e sabido que para um mesmo rito, conforme a Potência Maçônica existem rituais que se diferenciam entre si.

Caso a sua questão seja relativa ao REAA, devo revelar que nele originalmente não existe formação de pálio, não obstante existirem de fato alguns rituais que trazem essa prática, mas certamente isso é um produto de acomodação, ou um enxerto.

Desse modo, em se tratando de algo que não é original no Rito, fica difícil ditar regras para a sua execução ritualística, pois as justificativas não têm como se sustentar pela falta de originalidade. À vista disso não há explicação convincente para a prática.

E.T. – Dos ritos mais conhecidos da Maçonaria Brasileira, o que verdadeiramente possui formação de pálio é o Rito Adonhiramita. Nele a sua formação ocorre com espadas empunhadas pelo Mestre de Cerimônias e mais dois Mestres Maçons convidados.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário