Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O MAÇOM É PROGRESSISTA!

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Por conta de um artigo (933 – A Maçonaria não é para o Maçom!), recebi manifestações quanto ao perigo de o progresso abalar a estrutura maçônica, pois o progressismo contrapõe-se ao conservadorismo.

O conservadorismo está presente na Maçonaria em apenas dois pontos: VALORES e TRADIÇÕES. Tudo o mais que nos cerca está voltado ou direcionado à SUPERAÇÃO ou à TRANSFORMAÇÃO.

Para uma melhor compreensão, usaremos o simbolismo: o Cinzel e o Malho são nossos valores e nossas tradições; a Pedra Bruta e a Pedra Cúbica são a superação e a transformação.

Conservamos, portanto, o necessário para a missão final, ou seja, o Progresso.

Conceitualmente, Progressismo é uma instrução maçônica, tendo em vista que se trata de um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e, até mesmo, econômicas, visando ao aperfeiçoamento da condição humana.

Somos uma Instituição que objetiva tornar feliz o gênero humano, baseada no amor, no respeito, no aperfeiçoamento dos bons costumes, na visão tolerante e no princípio da igualdade de direito e deveres.

E, assim, surge nosso viés de combater a tirania, a ignorância e os preconceitos, uma vez que tais condutas geram injustiças sociais. Esse posicionamento resulta da influência do Iluminismo na Ordem Maçônica, visto que não ignoramos o ser humano e não o colocamos à mercê de um destino do qual é apenas uma marionete.

O HOMEM É O ARTÍFICE DO SEU PRÓPRIO DESTINO.
SEU PROGRESSO É CONSEQUÊNCIA DE SEU PRÓPRIO LABOR.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Mahatma Gandhi.

Não nos concentramos, porém, apenas no progresso material. Isso porque, com amparo na premissa da imortalidade da alma e na crença em um Princípio Criador infinito, não nos aferramos a dogmas, previsões ou superstições.

Não impomos qualquer obstáculo ao esforço dos seres humanos pela busca da verdade nem reconhecemos outro limite nessa busca senão o da RAZÃO com base na CIÊNCIA.

Razão, no sentido geral, como faculdade da intelectualidade própria do ser humano, é a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e especulações das instruções, dos valores e das tradições, gerando superações pessoais e transformações coletivas.

Ao juntarmos o intelecto com os propósitos virtuosos, cumprimos a missão maçônica, e tais ações são contínuas, perenes e de curto, médio e longo prazos. O filósofo Auguste Comte, criador do Positivismo, preconizava: “O progresso é a lei da história da humanidade, e o homem está em constante processo de evolução”.

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE INSPIRAM OS MAÇONS.
ORDEM E PROGRESSO NORTEIAM A MAÇONARIA.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Fonte: Facebook_Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário