Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

ESCRUTÍNIO SECRETO

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Pedro Bolis Júnior, sem declinar o nome da Loja e do Oriente. 
pedrobolis@oi.com.br 

Um Irmão pode abster-se de votar em uma Sessão onde está sendo realizado o Escrutínio Secreto? Não sei onde li que ele deveria se retirar antes da leitura, mas se ficasse, teria a obrigação de votar. Explico o porquê das dúvidas. Aqui na minha região teremos o ERAC (Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros) que fazemos duas vezes por ano. Determinaram que o tema para os Aprendizes e Companheiros de minha Loja desenvolvessem é o “Escrutínio Secreto”. 

CONSIDERAÇÕES:

Em linhas gerais e particularmente no Grande Oriente do Brasil – Artigo 17, § único – Regulamento Geral da Federação (dele só participam os Obreiros do Quadro, inclusive Aprendizes e Companheiros), não está prevista nenhuma abstenção. A regra de depositar esferas brancas ou negras é uma opção de voto conforme nos nossos costumes (ou deposita uma, ou deposita a outra). Essa é a razão pela qual o número de esferas deve coincidir com o número de votantes. 

Previsão de Irmão se abster é um contra senso, já que o processo se desenvolveu pelo tempo necessário para oposição. Se por motivo de ordem particular um Obreiro não quiser manifestar o seu voto, o melhor mesmo seria o seu não comparecimento à Sessão que será realizado o escrutínio. 

A questão é tão redundante que se porventura um Irmão nessa situação estando presente, ao pedir para lhe ter o templo coberto, indubitavelmente se apresentaria aos demais como uma manifestação de abstenção e que perderia o caráter velado do ato. 

A abstenção no escrutínio apenas está prevista para Irmãos visitantes que porventura estejam presentes na oportunidade. Esses inclusive nem mesmo recebem as esferas, o que em caráter precário, sugere uma abstenção. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1008, Florianópolis (SC) – sexta-feira, 07 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário