Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

MERGULHANDO NO SÍMBOLO DA MAÇONARIA

Claudia Facin
Paraty é um destino muito conhecido entre os mergulhadores. Privilegiada por sua localização e beleza natural, com águas calmas e rasas, Paraty tem sido o ‘berçário’ de milhares de mergulhadores ao longo desses anos todos.

E como não podia deixar de destacar, entre os pontos de mergulho mais famosos em Paraty está a Ilha dos Meros. Localizada a cerca de 8 milhas da costa, a Ilha dos Meros oferece opções de mergulho muito interessantes tanto para a realização de check-out de alunos em treinamento, como para o turismo subaquático de mergulhadores já credenciados. Na sua Ponta Sul, a profundidade gira em torno de 6 a 7 metros, permitindo a realização de check-out de alunos básicos em um local abrigado de correnteza e de águas muito calmas onde é muito comum se avistar arraias (chitas e manteigas) e moréias.

A Ponta Norte da Ilha oferece profundidades um pouco maiores (em torno dos 15 metros), além de possuir um relevo muito interessante com pequenas grutas e passagens repletas de vida marinha.

Por ser um ponto de mergulho muito procurado por operadoras da região, a Ilha dos Meros acabou por ganhar mais um atrativo. Localizado no costão entre a ponta Sul e a ponta Norte da Ilha, foi afundado o símbolo da Maçonaria. A peça tem cerca de 5 metros de altura e repousa em uma grande formação de pedras, próxima à estátua do Cristo Redentor.

A escolha do local onde seria afundado o Símbolo da maçonaria foi muito feliz, tendo em vista que o costão onde ele está localizado era um ponto pouco visitado por turistas. Hoje, já com incrustações aparentes e começando a ‘criar vida’, o Símbolo da Maçonaria já faz parte do meio ambiente em que repousa, além de ser um ponto de referência para os mergulhadores que visitam a região.

Esta iniciativa vem de encontro ao anseio de todas as operadoras de Paraty. A necessidade de recifes artificiais é cada vez maior. Todos sabem que os recifes artificiais promovem o aumento da vida marinha e, em uma região que foi assolada durante muito tempo pela pesca, peças como o símbolo da Maçonaria e a estátua do Cisto Redentor somente vêm nos auxiliar a enriquecer a vida marinha de Paraty.

Fonte: clubedomergulhador.com.br

Um comentário:

  1. Por acaso algum Ir:. tem a informação de quem teve a ideia ou colocou o símbolo por lá? Ele está fora da posição atualmente, e há um grupo de irmão se reunindo para recolocá-lo em seu lugar, eu sou um deles. Gostaríamos de informações a respeito. Caso alguém saiba informar ficamos muito agradecidos.

    TFA

    ResponderExcluir