Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 22 de outubro de 2023

O ESOTERISMO NA MAÇONARIA

Gilson de Azevedo Lins - CIM- 231313

Amados irmãos quando se fala a respeito de esoterismo, a maioria das pessoas acreditam que a matéria está fora do alcance e que é limitada a um pequeno grupo de iniciados, quando na realidade não é bem assim. Na Arte Real, no contínuo desbaste da pedra bruta, apreendemos que para perfeita compreensão de certos princípios tudo depende da maneira como o assunto apresentado é assimilado.

É por esta razão que nossos rituais utilizam a linguagem simbólica, para transmitir sob forma de alegorias os grandes mistérios. Mas, para uma melhor compreensão desta linguagem esotérica, faz-se necessário um estudo sério da Cabala.

Irmãos, no combate às trevas da ignorância, primeiramente, vos sugiro o estudo da tradição esotérica do oriente, através da obra “Noções Elementares de Cabala”, de Francisco Valdomiro Lorenz, editada em l9l2, para que possam apreciar devidamente este ramo da ciência oculta e comparar a essência de sua doutrina com os ensinamentos da Teosofia e do Espiritismo.

As chamadas Ciências Ocultas são os conhecimentos transmitidos pela Cabala, magia e hermetismo. Este conhecimento que foi transmitido por Moisés especialmente para o povo Hebreu, fora conservado na essência somente entre os essênios.

Assim, já que a doutrina secreta (ou a Cabalá) é a alma ou o espírito da tradição; pode-se também deduzir que é a sua parte religiosa e filosófica. A maçonaria que, historicamente, sob a nossa ótica, teve sua infância no Egito e adolescência no Templo de Salomão, hoje, pode-se afirmar que é a mais perfeita e bem sucedida oficina de aperfeiçoamento moral e espiritual do homem, conforme os nossos usos e costumes.

Então, segundo as antigas escolas, este ensinamento tradicional era trino, ou seja: histórico, moral e místico.

As Escrituras Sagradas contém também um tríplice sentido, a saber: o literal, histórico, que corresponde ao corpo e ao Átrio do Templo; o moral, que se dirige à alma e pertence ao lugar santo do Templo; e por fim o místico, que representa o Espírito e o Santíssimo.

A maçonaria, como a legítima herdeira de uma parte da tradição esotérica, nos orienta na inabalável crença da existência do GADU; e, por consequência, tanto na imortalidade da alma como na existência de vida após a morte.

A AMORC, herdeira de outra parte da tradição mística, nos ensina que todas as formas de vida nos diversos reinos, visíveis e invisíveis, são emanações do Amor de Deus, na evolução da personalidade-alma.

No princípio eram as trevas do CAOS, mas surgiu a Luz, e ela se infiltrou por todas as esferas materiais e imateriais, para viabilizar através do milagre da vida que a ORDEM fosse estabelecida.

Enfim, com a percepção do Ser, nasceu a consciência humana que ao se desenvolver, no finito plano de nossa existência, permite a perfeita realização do iniciado.

Fonte: Facebook_Pedreiros Livres

Nenhum comentário:

Postar um comentário