Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

REAA - PASSOS DO MESTRE

Em 27.05.2023 o Respeitável Irmão Irandi Augusto de Araújo, Loja Desembargador Mario Cordeiro de Verçosa, 2757, REAA, GOB-AM, Oriente de Manaus, Estado do Amazonas, faz a pergunta seguinte:

PASSOS DO MESTRE

Por ser assunto reservado ao Grau 3, estou me utilizando de seu e-mail e não do blog. O assunto é a Marcha do Grau 3.

É que há um Irmão “achista” em nossa Loja, que se vangloria de seu conhecimento e de seu Grau 33 e esse Irmão afirma que estando a Loja aberta em C∴ do M∴ a marcha se resume aos t∴ pp∴ do Mestre. Como sempre aprendi que a marcha tem 8 pp∴, pergunto onde posso encontrar literatura que me apoie em minha pretensão de demonstrar que essa visão e afirmação é equivocada.

Faço essa solicitação por entender que o caro Irmão é um dos mais lúcidos ritualistas do GOB na atualidade.

CONSIDERAÇÕES:

Inicialmente eu gostaria de dizer que nem todos os portadores de altos graus são detentores de inquestionável conhecimento. Eu mesmo conheço muitos deles cujo saber é questionável, sobretudo quando se trata de temas pertinentes ao simbolismo universal da Maçonaria.

Nesse contexto, o sábio Irmão deveria saber que qualquer Loja aberta no 3º Grau é uma Câm∴ do M∴, seja ela Magna de Exaltação ou Ordinária de Mestre.

Assim, em qualquer circunstância os pp∴ da M∴ de Mestre iniciam-se pelos pp∴da M∴ de Apr∴, respectivamente seguidos pelos pp∴ da M∴ do Comp∴, e finalmente os três últimos pp∴ de Mestre.

Em nenhuma circunstância a M∴ do Mestre ocorre separada das duas antecessoras, destacando que a M∴ no 3º Grau é o resultado da soma de todos os pp∴ praticados nas marchas do simbolismo.

Agora, alguém dizer que a M∴ do Mestre em algumas ocasiões possui apenas t∴pp∴ é se revelar um assaz desconhecedor das causas do simbolismo, bem como um ignorante do conteúdo do ritual do 3º Grau do REAA em vigência no GOB, especialmente o previsto na sua página 40. Além do ritual, existe também o SOR - Sistema de Orientação Ritualística criado por Decreto do Grão-Mestre Geral e hospedado na página oficial do GOB. Nesse instrumento também consta que a M∴ do Mestre se inicia pela do Apr∴, seguida da do Comp∴ e finalizada pela do 3º Grau (total de oito pp∴).

No que concerne à literatura, existem muitas delas que constam os pp∴ de modo correto, delas posso recomendar o livro A Simbólica Maçônica de Jules Boucher e o Curso de Maçonaria Simbólica, Grau de Mestre, Tomo III de Theobaldo Varolli Filho. Essas duas obras são fáceis de encontrar no Brasil e trazem, inclusive, um diagrama ilustrando a M∴ do 3º Grau.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário