Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

LEITURA E EMENDA NA ATA (BALAÚSTRE)

Em 20.05.2023 o Respeitável Irmão José Geraldo Soares, Loja Ciência e Virtude de Formiga, REAA, GOB, Oriente de Formiga, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte:

LEITURA E EMENDA NA ATA

Estou tomando a liberdade de fazer contato com você para que possa me ajudar a esclarecer uma questão.

Em uma sessão em nossa loja, após a leitura da Ata, a palavra foi passada aos irmãos Vigilantes para que os irmãos se manifestassem nas suas respectivas colunas.

Em tempo, um dos assuntos da referida ata foi a leitura de carta de apresentação de um profano e manifestações dos irmãos sobre o profano.

Acontece que um irmão que havia se manifestado na sessão anterior quando foi lida a carta, não estava presente nesta próxima sessão quando foi lida a ATA, e o Irmão Primeiro Vigilante usando da palavra disse ao secretário que ele havia esquecido de mencionar a fala do Irmão que não estava presente naquele momento. O Secretário, o Venerável e o Orador disseram cada um na sua vez que o irmão Vigilante não poderia se manifestar em nome de outro irmão. Eu não entendi isso e durante a palavra a bem e da ordem, mencionei que no ritual não constava isso, e que estava claro lá que o Venerável concedia a palavra aos Irmãos que tivessem alguma observação a fazer. Ademais questionei que na próxima sessão a ata a ser lida seria a desta sessão que participávamos, e que o Irmão que faltou estando presente, não iria ter conhecimento de que sua fala na sessão anterior não havia sido mencionada, ficando essa ata da sessão anterior incompleta.

Creio que meu pensamento está correto, ou seja, o Irmão Vigilante não cometeu nenhum erro ao mencionar que o Secretário havia omitido a fala de um irmão na ata, e que não caberia ao irmão faltoso única e exclusivamente essa observação.

Não sei se me fiz por entender, e caso precise de mais detalhes, pode me ligar sem problemas, pois gostaria de esclarecer este assunto.

CONSIDERAÇÕES

No caso, o 1º Vigilante está corretíssimo na sua atitude, pois ele detectou que o Secretário havia omitido algo que fora pronunciado na sessão relativa à ata que acabara de ser lida. Ora, o Vigilante não está falando em nome de ninguém, todavia está apontando uma falha na redação.

É impressionante como inventam procedimentos. Nesse contexto o Guarda da Lei, o Venerável e o Secretário estão completamente equivocados, pois o 1º Vigilante não está falando em nome de ninguém. Sinceramente, assusta ver o próprio Guarda da Lei inventando algo que não procede por não estar contemplado no ritual.

No mais, na página 52 do ritual em vigência está claro que se qualquer dos Irmãos tiverem alguma observação a fazer sobre a redação da Ata, a palavra lhes será concedida. Nada disso tem a ver com alguém falando em nome de outrem. Reitero, o 1º Vigilante está correto!

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário