Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 15 de outubro de 2023

GOLPE DE MALHETE

(republicação)
Em 01.08.2014 o Respeitável Irmão Antônio Raia, GOB-PE, REAA, Oriente de Recife, Estado de Pernambuco, solicita o seguinte esclarecimento: 
antonio_raia@hotmail.com 

GOLPE DE MALHETE 

Venho mais uma vez em busca de esclarecimento. Em Sessões Magnas, comemorativas de aniversários, algumas Lojas aqui do Oriente de Recife estão abrindo e fechando os trabalhos com golpes de malhetes, inclusive sem correr o Tronco de Beneficência É normal este procedimento? Quando podemos abrir os trabalhos com golpe de malhete? 

Considerações:

Uma sessão maçônica não pode ser assim considerada se esta for aberta com um só golpe de malhete. Mesmo sessões que porventura estejam previstas com a presença de não iniciados (sessões públicas), diz à tradição que se abrem primeiro os trabalhos ritualisticamente no Grau de Aprendiz, posteriormente é que se dá ingresso aos não iniciados. O encerramento é feito da mesma forma, saem os convidados não maçons e encerram-se os trabalhos ritualisticamente.

Sessões previstas com a abertura de um só golpe de malhete, apenas as administrativas e algumas orientações e situações que envolvem as eleições na Loja e que não venham ferir o ritual em vigência – ver o ritual de Mestre no caso das eleições para Grão-Mestre.

Mesmo o RGF quando prevê os tipos de Sessões, não orienta para que nenhuma delas se abra com um só golpe de malhete.

Muitos ainda confundem a original abertura de uma Ordem do Dia, quando bons rituais assim previam após a dialética de abertura do período entre o Venerável e os Vigilantes, com a abertura e encerramento dos trabalhos da Loja. Não confundir períodos de uma sessão com a abertura ritualística da sessão conforme o Grau de trabalho da Loja.

Assim, os que estão abrindo trabalhos de uma sessão com um só golpe de malhete estão cometendo um erro ritualístico, já que uma sessão assim aberta não é considerada maçônica.

Quanto a não circulação do Tronco é outro erro grave e prova de desconhecimento de Maçonaria, já que é consuetudinária a prática nos ritos que adotam esse procedimento. Mesmo nas sessões em que é admitida a presença de não maçons, após a retirada destes, faz-se circular a bolsa de Beneficência. Mesmo nas sessões administrativas, sem o giro formal, o Hospitaleiro colhe o Tronco.

Às vezes eu fico me perguntando onde estariam e o que fazem alguns Irmãos que ocupam o cargo de Orador de uma Loja quando permitem sessões maçônicas com procedimentos contrários às nossas Leis - como é o caso citado na questão acima.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.559 Florianópolis (SC) – domingo, 21 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário