Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

O QUE É A MAÇONARIA

Maçonaria é uma sociedade discreta, em que as ações são reservadas apenas àqueles que dela participam. A Maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanismo, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A Maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

O termo Maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom é a versão em português do francês; Maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

COMO FUNCIONA A MAÇONARIA?
Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, chamadas de Oficinas, Ateliês ou Lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1 milhão no resto do mundo. No Brasil, existem cerca de 170 mil maçons e 4.700 lojas.

A Maçonaria funciona com base em dois conceitos fundamentais: fraternidade e respeito à liberdade.

A fraternidade tem como fundamento a ideia de que todos os seres humanos foram criados pela mesma força que rege o universo. Assim, todas as pessoas são iguais, devendo tratar umas às outras com respeito e solidariedade.

Em relação à liberdade a ordem defende que todas as pessoas, apesar das diferenças, devem conviver em uma sociedade baseada em respeito e solidariedade.

Assim, a Maçonaria prega que o respeito à liberdade conduz a uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas devem desempenhar as mesmas obrigações e ter os mesmos direitos.

Para ser membro da Maçonaria, é preciso um "CONVITE FORMAL E É OBRIGATÓRIO" que o indivíduo seja iniciado por outros Maçons.

Além disso, para se manter na Ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas; o Maçom também deve estar integrado em uma loja.

Para que uma pessoa se torne maçom existem algumas exigências: crer no Ser Superior criador do universo e viver uma vida honrada, pautada em bons hábitos morais e de fraternidade.

Depois de ser aceito na ordem o Maçom também possui obrigações: deve respeitar as normas da sociedade e ser capaz de manter os rituais em segredo. Também deve trabalhar constantemente pela manutenção da justiça social, com base em valores como solidariedade, liberdade e igualdade.

A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?
A Maçonaria não é uma religião, mas a Ordem possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo. Para os Maçons essa força é chamada de "Grande Arquiteto do Universo".

Além disso, a Maçonaria não faz distinção entre as diferentes crenças religiosas que existem, sendo tolerante com todas as formas de fé. Pessoas de todas as religiões podem ser aceitas na ordem, a única exigência é que o Maçom acredite na existência do Criador do Universo.

A Maçonaria só não aceita que seus membros sejam ateus, ou seja, que eles não acreditem na existência do Ser Superior que criou e rege o universo.

Para algumas pessoas, a Maçonaria está relacionada com o satanismo ou outros grupos misteriosos como os illuminati. Apesar disso, essa relação não é clara, não havendo provas concretas que comprovem essa associação.

O OLHO QUE TUDO VÊ
O "Olho que tudo vê" é um dos mais fortes e conhecidos símbolos da Maçonaria. Ele é a representação da presença da Força Criadora do universo e está presente em todas as lojas maçônicas para relembrar o olhar atento do "Grande Arquiteto do Universo".

ORIGEM DA MAÇONARIA:
*A Maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo.

Originalmente, era uma das sociedades secretas do século XVII, apoiada em fundamentos da filosofia da natureza e até da arte da alquimia. Essa relação está presente no simbolismo dos signos e números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão.

*A Maçonaria possui um forte vínculo com a tradição da construção. O simbolismo da construção está presente em seu nome, nos objetos de culto, emblemas e ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil). Também nas terminologias como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

*A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente Europeu.

*No final do século XVIII, já existiam 700 lojas na França, compostas por nobres, membros da classe média e do clero. A propagação da Maçonaria ocorreu apesar de a proibição feita pelos Papas Clemente XIII e Bento XIV em 1738 e 1751.

RELAÇÃO ENTRE A MAÇONARIA E A POLÍTICA:
Embora não seja clara a influência política exercida pela Maçonaria, diversos momentos históricos foram protagonizados por seus membros.

Personagens como George Washington e Benjamin Franklin e os princípios maçônicos refletidos na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".

As opiniões e opções políticas pessoais dos maçons devem ser respeitadas pelos demais membros da Maçonaria. Entretanto, para evitar a ocorrência de qualquer tipo de desentendimento entre os membros da Ordem, não são permitidas discussões sobre o assunto dentro da Maçonaria.

Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário