Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 28 de outubro de 2023

SUBSTITUTOS DAS LUZES DA LOJA NO REAA

Em 21/05/2023 o Respeitável Irmão Paulo Cidomir Sanches, Loja Luz e Fraternidade Jardinense, 2082, REAA, GOB-MS, Oriente de Jardim, Estado do Mato Grosso do Sul, faz a pergunta seguinte.

SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE NO REAA

Essa semana surgiu um episódio na nossa Loja. O Venerável Mestre estava em viagem e o 1º Vigilante não estava presente também. Logo surgiu a dúvida, quem sentaria no trono. O 2º Vigilante, o um Mestre Instalado?

Houve até uma dúvida de alguns irmãos quanto se poderia ter a sessão, haja vista a falta de duas das Luzes da Loja. Porém a sessão foi presidida pelo Ex-Venerável.

Eu estive olhando o RGF sobre o Mestre Instalado e lá diz que ele assume a função do Venerável na falta do seu substituto legal.

CONSIDERAÇÕES:

No REAA, conforme o Regulamento Geral da Federação em seu Artigo 120, inciso I, o substituto imediato do Venerável Mestre é o 1º Vigilante. Por sua vez, conforme o Artigo 121, inciso I do mesmo Regulamento, o substituto imediato do 1º Vigilante é o 2º Vigilante. Observe-se nesse contexto que nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, a eventual falta do Venerável Mestre, por questões litúrgicas e não sendo o 1º Vigilante um Mestre Instalado, assume a direção dos trabalhos o ex-Venerável Mestre mais recente da Loja. Essa é uma das atribuições para o Mestre Maçom Instalado que está prevista no RGF, Art. 43, incisos I e IV.

Assim esse é o mecanismo legal para o preenchimento de eventuais faltas dos ocupantes dos cargos acima mencionados.

Nessa conjuntura vale destacar que o 2º Vigilante não é o substituto legal do Venerável Mestre. Para tal, conforme a sessão, existem o 1º Vigilante ou o ex-Venerável mais recente. De acordo com os dispositivos legais, o 2º Vigilante é sim o eventual substituto do 1º Vigilante, apenas.

Por oportuno, vale ainda lembrar que originalmente no REAA o substituto imediato do 2º Vigilante e o 2º Experto, não o 1º.

Finalmente, no tocante a ausência de duas das Luzes eleitas para dirigir a Loja, penso que o mais ponderável seria não abrir os trabalhos, no entanto não há uma regra clara para isso.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário