Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 14 de outubro de 2023

PORTA FECHADA OU ABERTA?

(republicação)
O Respeitável Irmão Pedro Barcelos, Mestre Instalado da Loja Liberdade Criciumense, 55, Grande Loja de Santa Catarina, REAA, Oriente de Criciúma, Estado de Santa Catarina apresenta complemento de uma questão anterior como segue: 
pedrovbarcellos@hotmail.com 

Obrigado Irmão pelas informações valiosas quanto aos procedimentos de entrada. O que quis perguntar, foi a seguinte situação: A Loja já estava aberta e os trabalhos já transcorriam com a leitura do balaústre quando um dos Irmãos do quadro bateu a porta do Templo no que prontamente foi respondido pelo Guarda do Templo que após fazer a comunicação ao Primeiro Vigilante e este ao Venerável Mestre, foi aberta a porta do Templo para a entrada do retardatário. Já no interior da Loja, o Irmão está postado para os procedimentos ritualísticos do REAA. Pergunto: neste momento, antes do início do ritual de entrada, a porta do Templo deve ser fechada? Ou fecha-se a porta após a entrada ritualística? Esta é a dúvida que ficou quando estava na companhia dos Aprendizes na Sala dos Passos Perdidos enquanto eram apresentados os trabalhos de Companheiros. Este momento (chegada do irmão retardatário) registrou-se antes da Loja ser transformada para o Segundo Grau. Esta pergunta veio de um dos irmãos Aprendizes. 

CONSIDERAÇÕES:

Agora melhor entendida a questão. 

O retardatário, após pedir ingresso na forma de costume, sendo-lhe franqueada a entrada, o mesmo adentra e se posiciona sem sinal no extremo do Ocidente próximo à porta. Assim que ele esteja assim posicionado, o Cobridor Interno fecha imediatamente a porta, pelo que o ingressante compõe seguidamente o Sinal para dar continuidade às formalidades de entrada (Marcha). 

Assim, o retardatário ao entrar, imediatamente fecha-se a porta, para que o mesmo possa compor o Sinal do Grau, já que Sinais são feitos em Loja que, por extensão trabalha coberta. Dentre outros, para que uma Loja esteja coberta, a porta deve estar fechada. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1014, Florianópolis (SC) – quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário