Em 10/05/2023 o Respeitável Irmão Elirio de Paulo, Loja Razão e Virtude XXIII, 4710, Rito Moderno, GOB-RS, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue:
MESTRE DE HARMONIA E MEIO DIA À MEIA NOITE
Mais uma vez recorro aos teus conhecimentos para esclarecimento. Fui do Schröder 5 anos e agora recente estou no Moderno.
1 - Mestre de Harmonia precisa ficar à Ordem? No Schröder ele só fica à Ordem quando vai falar, o restante da sessão, fica sempre assentado, pergunto, vale pra todos os ritos?
Assistir uma iniciação de três candidatos no REAA, GOB, onde o coitado não sabia se ficava à Ordem ou se preparava a harmonia, senti que o mesmo estava num desconforto total.
2 - Tenho pesquisado muito e ainda não cheguei a uma conclusão da frase MEIO DIA A MEIA NOITE, pois sabemos que o sol não está a pino todos os dia, lembro que li algo sobre a frase ,que dizia, nos calendários de antigamente as 06 horas equivalia as 12 e as 24 horas equivalia as 18, mas tentei encontrar ele novamente e não encontrei, afinal por que da frase?
Onde se baseia, pois vejo o mais prudente as questões dos calendários.
3 - No rito Moderno usa muito apresentar os trabalhos nas devidas colunas e não entre, daí pergunto, se o irmão não vai desligar do teu lugar, porquê o Mestre de Cerimônia tem que se postar diante do mesmo até que ele conclua os cumprimentos devidos.
CONSIDERAÇÕES:
1. O Mestre de Harmonia exerce o seu dever de ofício geralmente sentado, contudo há oportunidades em que o titular precisa ficar em pé para atender ao previsto na liturgia. Assim, nas ocasiões em que ele estiver em pé, parado e com as mãos desocupadas, deve ficar à Ordem. Caso esteja em pé, parado, mas com as mãos ocupadas, não fica à Ordem.
2. Em primeira instância, a expressão Meio-Dia à Meia-Noite menciona o movimento diário aparente do Sol, ou seja, Meio-Dia corresponde à plenitude da Luz indicando que o momento é simbolicamente propício para o trabalho. Meio-Dia também significa igualdade. Emblematicamente é o período em que ninguém faz sombra a ninguém. Quanto à expressão Meia Noite, ela se refere ao período de descanso. Esotericamente explica que quanto mais escura for a madrugada, mais próximo estará o raiar do novo dia. Sob a conjuntura iniciática, Meio-Dia simboliza a juventude, idade própria para o trabalho. É o auge da produtividade do obreiro (o Companheiro). Já a Meia-Noite consiste em representar o final da jornada da vida - a senilidade. Corresponde ao Mestre com idade avançada ensinando graças a experiência adquirida.
3. Salvo ritos que assim preveem, na maioria deles a apresentação de trabalho (peça de arquitetura) é feita do próprio lugar em Loja, sem a necessidade de deslocamentos para entre Colunas. Falando do próprio lugar não há necessidade da presença do Mestre de Cerimônias junto ao apresentante. Nesse caso, o Mestre de Cerimônias só se faz presente quando houver precisão de se conduzir alguém em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário