Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O NÚMERO DE MESTRES

(republicação)
O Respeitável Irmão Aécio Speck Neves, Loja Nereu de Oliveira Ramos, 2.744, REAA, GOB-SC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina apresenta a questão seguinte: 
aeciospeckneves@hotmail.com 

Acabo de ler o JB News, informativo 997, no qual o prezado Irmão fala do número de Mestres Maçons necessários para abrir a Loja. Como o assunto da pergunta não era esse (mas sim o Tronco de Beneficência), o mesmo não foi aprofundado. Ficou uma dúvida. No meu fraco entendimento: Afinal quantos Mestres Maçons são necessários para se abrir os trabalhos? Encareço uma resposta até 24 de junho, data em que assume a nova Administração da minha Loja, na qual serei Orador.

CONSIDERAÇÕES:

Uma Loja Maçônica somente pode ser aberta com o número mínimo de sete Mestres. No Grande Oriente do Brasil, inclusive, está disposto no Regulamento Geral da Federação. Essa assertiva faz parte da tradição, uso e costume da Maçonaria – Três Governam, Cinco a compõe e Sete a completam. 

O que aconteceu por muito tempo é que certos escritores “inventaram” a máxima de que desse número de componentes, três seriam Mestres, dois Companheiros e dois Aprendizes – mera ilação desprovida de qualquer sustentação que por muito tempo povoou e ainda povoa (infelizmente) as instruções maçônicas. 

Na Moderna Maçonaria onde aparecem os Ritos, ou Trabalhos Maçônicos, esse número está geralmente associado aos cargos em Loja, a despeito de que uma Loja será sempre governada por três Luzes, bem como haverá sempre pelo menos a presença de um Cobridor. 

Para o Rito Escocês Antigo e Aceito no seu simbolismo, uma Loja com número mínimo (precário) é composta pelo Venerável, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor e Mestre de Cerimônias. 

No caso do Rito em questão, na Transmissão da Palavra o Mestre de Cerimônias supre momentaneamente o Segundo Diácono e o Secretário o Primeiro Diácono. 

É dessa regra que a Maçonaria de vertente francesa estipula o número de cinco Dignidades para uma Loja – Três Luzes mais o Orador e o Secretário. 

No GOB existe um equívoco que considera “cargos eletivos” como “dignidades”. Dignidades são verdadeiramente compostas por “cinco Mestres” e nunca “sete”. Agora “sete” é sim o número mínimo para a abertura dos trabalhos da Loja. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1012, Florianópolis (SC) – terça-feira, 11 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário