Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

PERTENCER À MAÇONARIA

Alfonso Rameta Dos S. Neto
Muitos confundem o Pertencer à Instituição Maçônica, com fato de que a partir de seu ingresso, é como se abrisse um portal, um umbral cósmico, e toda problemática que envolve o viver em sociedade se resolve, como num passe de mágica.

Ledo Engano. O Estar Maçom, que é o mesmo que Pertencer à Instituição Maçônica, é bem diferente e Distante do Ser Maçom. Estar ou Pertencer, é fácil. Principalmente nos dias atuais.

Bastou preencher requisitos específicos, ter proeminência social e status, ter posses financeiras, enfim, estar dotado de efemérides que despertem o interesse de uma Instituição Maçônica, que certamente, sem muita dificuldade, você estará Maçom.

Agora Ser Maçom, ainda que estando, Ah, isso é muito difícil e quase impossível. Muitos se enfurecerão com esse escrito, mas tudo bem, em sendo Maçom, já me acostumei com a ira e a intolerância dos meus diletos irmãos.

Ser Maçom, de verdade, é a tarefa mais árdua da maçonaria. É realmente estar inserido nesta sociedade, e permitir que ela se insira e aja no seu coração e atitudes.

É mais se doar como pessoa, saber ouvir, respeitar as posições e contra pontos adversos de seus irmãos. É reconhecer a todos, absolutamente todos, de forma indistinta, primando somente pelos Old Charges, os Velhos Costumes.

Sem Estar aprisionado, às convencionalidades mundanas e humanas, que se interpuseram institucionalmente entre os que estão e são, como meio de mediação separatista, dicotomizadora, segregacionista.

Como critério classificatório de quem legitimamente é ou está. Na somatória única, todos hora estamos e hora somos, movidos nessa maré babelistica, que como canto de sereia, nos entorpece a consciência e os ouvidos e perdemos o senso real.

Ser ou estar, é optativo, cabe a cada um de nós esta opção.mas vale muito a reflexão, de que sendo ou estando Maçom, assim o sou, porque somente eu adentrei ao umbral, e não permiti ser adentrado pela instituição?

O princípio da falência ordinal, foi deixar a vaidade adentrar. A resignificação é possível, se voltarmos ao empirismo, onde todos éramos e não estávamos.

Texto Reflexivo De Um Eterno Aprendiz

Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário