Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

DÚVIDAS SOBRE O PAINEL

(republicação)
O Irmão Thiago Eorli Freitas Davi, Aprendiz Maçom da Loja Renovação, 2.628, REAA, GOB, Oriente de Bayeux, Estado da Paraíba, apresenta a seguinte questão: 
thiagodmpb@hotmail.com 

Venho através deste e-mail, tentar sanar uma dúvida minha sobre o Painel do Grau de Aprendiz. O Painel do Grau 1 me intrigou sobre uma questão em relação a “lógica” da ritualística. Conforme a abertura ritualística dos trabalhos da Loja em sessão ordinária, sabemos que o Irmão 2º Vigilante se senta ao sul para observar o SOL no seu meridiano e chamar os obreiros para o trabalho e que o Irmão 1º Vigilante de senta no ocidente, pois é lá onde o sol se oculta e a noite chega, tendo assim a missão de pagar os Obreiros e despedi-los contentes e satisfeitos. O Painel do Ritual é assim: (NOTA DE PEDRO JUK - o Irmão apresenta um Painel de Aprendiz cuja banda sul por inteira encontra-se com a representação da noite estrelada – o Sol no lado do Orador e a Lua no do Secretário).

Porém já vi em alguns lugares ele da seguinte maneira, e que é a que eu acredito que esteja certa (NOTA DE PEDRO JUK - o Irmão apresenta outro painel de Aprendiz onde toda a banda norte por inteira encontra-se com a representação da noite estrelada, a Lua no lado do Orador e o Sol no lado do Secretário).

E na própria Abóbada Celeste (página 26 do Ritual edição 2009) a lua é do lado esquerdo. As minhas dúvidas são: 

Por que no Painel o Sol fica do lado esquerdo (lado da coluna do 1º Vigilante) do painel se o 2º Vigilante é quem convoca os obreiros para o trabalho ao meio-dia? Por que no Painel a Lua fica do lado direito (lado da coluna do 2º Vigilante) do painel se o 1º Vigilante é quem fecha a loja, paga os obreiros e os despede contentes e satisfeitos a meia-noite? Na minha lógica o correto seria o sol ficar no lado direito do painel, pois é o lado em que o 2º Vigilante convoca os Aprendizes para o trabalho ao meio-dia. E a lua ficar do lado esquerdo do painel uma vez que o 1º Vigilante paga os Obreiros e os despede contentes e satisfeitos a meia-noite.

CONSIDERAÇÕES:

Em primeira análise eu gostaria de salientar que o Painel da Loja de Aprendiz no Rito Escocês Antigo e Aceito (rito de origem francesa) não possui fundo em dégradé como os dois apresentados na questão. Aliás, tradicionalmente o fundo nem deveria apresentar cor.

O Painel adotado no GOB, página 84 do Ritual em vigência não expõe esse fundo apresentado nos exemplos anexos inseridos na vossa questão, até porque tal fundo não representa a abóbada celeste decorada comum no Rito em questão.

Embora até sugestiva a sua colocação, o Painel da Loja não represente essencialmente a topografia da Sala da Loja (Templo). O lado mais claro sob o ponto de vista do Hemisfério Norte no Painel está representado pela marcha do Sol com as três janelas – note que no Norte elas não existem.

Quanto aos Vigilantes, a joia distintiva (nível) do Primeiro está no lado Norte, enquanto que a do Segundo (prumo) está na banda Sul (Painel do GOB). Assim também estão as joias fixas – Pedra Bruta no Norte e a Cúbica no Sul.

Quanto ao Sol e a Lua. No Painel correto o primeiro estará no lado nordeste em consonância com o lugar do Orador (emana as Leis), enquanto que a segunda estará posicionada a sudeste correspondendo ao Secretário (luz reflexa – anota as leis emanadas).

Nesse sentido o Sol e a Lua (luz ativa e luz passiva) expostos no Painel representam essas duas Dignidades, nunca simbolizando o lado mais escuro ou mais claro do recinto.

Quanto à abóbada decorada que recobre a Sala da Loja, ela é no Rito Escocês a representação do firmamento, onde o Sol é ali colocado para representar o Oriente (nascente) e a Lua no Ocidente para simular o ocaso.

Nesse caso existe a analogia do Venerável com o Sol colocado no Oriente e do Primeiro Vigilante com a Lua colocada no Ocidente. Painel da Loja e Abóbada Celeste são alegorias distintas. 

Sem qualquer intuito de propaganda, sugiro ao Irmão a aquisição do livro Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçom – Tomo I de minha autoria – www.atrolha.com.br – onde dedico estudos sobre os Painéis da Loja.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1015, Florianópolis (SC) – sexta-feira, 14 de junho de 2013

3 comentários:

  1. Parabéns ao Irmão Thiago pela observação isto prova que és um Maçon atento e buscando Sabedoria. e Parabéns ao Irmão Pedro Juk pela esclarecedora Considerações.
    TFA
    Agnaldo Dias

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber do Irmão Pedro Juk você tem o livro com os tres painéis, ou um livro para cada grau, quanto custa tenho algumas dúvidas gerais que pretendo elucidá-las.

    ResponderExcluir