1a INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM
“AS JÓIAS FIXAS DA LOJA”
Pedra Bruta, Pedra Polida e a Prancheta da Loja
À Glória do G∴A∴D∴U∴!
INTRODUÇÃO
Ao iniciar na maçonaria, o aprendiz maçom descobre que a ordem possui uma série de imagem e símbolos, com significados específicos, destinados ao uso de seus obreiros, levando-os ensinamentos por meio de instrumentos, sinais, figuras e alegorias. Num templo há uma série de símbolos, cada um deles contendo uma mensagem que deverá ser interpretada para que se possa adquirir os ensinamentos da maçonaria. Dentro dos símbolos da ordem temos as JÓIAS FIXAS DA LOJA, representadas pela “Prancheta da Loja”, “Pedra Polida ou Cúbica” e a “Pedra Bruta”, que possuem grande valor simbólico para a Maçonaria.
A PEDRA BRUTA
A criança nasce apenas com os instintos, desprovida de sentimentos de inveja, egoísmo, luxúria, cobiça, intolerância, ódio, desejo de vingança e superstição, que adquire no mundo profano em virtude do meio em que vive. Ao chegar a fase adulta, torna-se um ser humano cheio de vícios e virtudes, com sentimentos muitos fortes, marcas profundas causadas pelas adversidades ocorridas ao longo de sua vida.
A “pedra bruta” têm um simbolismo construtivo, pois a Maçonaria Operativa, era de trabalhadores de canteiros que construíam os templos em pedras. A pedra era a matéria prima que passava por um processo de desbastamento das arestas, passando de sua forma tosca para polida, através de um árduo trabalho realizado pelo aprendiz, o qual utilizava como ferramenta, o cinzel e o maço. A pedra é objeto de trabalho inicial das construções onde o aprendiz dá forma e polimento, de diferentes materiais onde o trabalhar da Pedra Bruta tem por objetivo aprender a conjugar as diferentes formas de “construir”.
Na Maçonaria a “Pedra Bruta” tem um significado filosófico, onde através do trabalho, aparam-se as imperfeições do aprendiz, transformando-o em “Pedra Polida”, deixando para trás as paixões do apego material da vida profana para adquirir novos hábitos. Filosoficamente, o trabalho de desbastar a Pedra Bruta, desvencilhando-se dos vícios para poder concorrer à construção moral do homem, que é a verdadeira obra da Maçonaria. Antes de entrar para a Maçonaria, os costumes e atos do aprendiz estavam desfocados pela convivência no mundo profano. No entanto, com o uso do “cinzel e do maço”, o aprendiz se transforma em “Pedra Cúbica”, para depois ser polido, quando estará pronto para contribuir na construção da sociedade. O aprendiz, através de suas ações, precisa construir dentro de si qualidades que o tornem uma pessoa melhor, através da prática das virtudes, buscando, cada vez mais, a perfeição e o aprimoramento moral e espiritual, levando uma vida sem preconceitos. Só assim, poderá influenciar pessoas que estão ao seu redor.
A PEDRA POLIDA
A “Pedra Polida” é o resultado do trabalho perfeito realizado pelo aprendiz, de linhas e ângulos retos, que o compasso e o esquadro mostram estar de acordo com as exigências da Arte. A “Pedra Polida”, filosoficamente, representa o companheiro, o homem polido de suas asperezas, educado e instruído, a perfeição intelectual e espiritual, pronto para ocupar seu lugar na construção de uma sociedade mais justa e perfeita. Após ser polido, trabalhado, o aprendiz maçom, com suas faces lisas, passa a refletir a luz que nele incide e que estavam ofuscadas no seu estado de “pedra bruta”. No despojar de todas as suas vaidades e preconceitos, que retardam o seu crescimento, o aprendiz derruba barreiras que impediam sua ascensão pela escada de Jacó.
Havendo o aprendiz transformado em “Pedra Polida” uma “Pedra Bruta”, aparado as rudes arestas da personalidade, cabe agora, disciplinar suas ações através do conhecimento adquirido, contornando as diferenças em seu estado espiritual, transformando do seu “eu” um ser mais justo e perfeito, buscando, incansavelmente, o aperfeiçoamento. É necessário um constante auto-exame e a aplicação prática, sincera e honesta dos conhecimentos adquiridos no plano intelectual. Ao ser lapidado, o aprendiz mostra toda sua beleza contida, que existe dentro de si, estando pronto para ajudar a construir uma sociedade mais justa, menos desigual.
A PRANCHETA DA LOJA
Utilizada pelo Mestre, para desenhar os planos e projetos das obras e o caminho que o aprendiz deverá seguir, para o seu próprio aperfeiçoamento moral e espiritual, a fim de poder progredir nos trabalhos da Arte Real e, relembrar que deve sempre se empenhar na busca do conhecimento. A Prancheta da Loja, simbolicamente, representa o caminho guiado pelo Mestre, para que o aprendiz possa “levantar templos à virtude e cavar masmorras ao vício”.
CONCLUSÃO
As Jóias Fixas da Loja, (Prancheta da Loja, Pedra Polida e a Pedra Bruta), possuem um grande valor simbólico na Maçonaria, com significados específicos. A Prancheta da Loja utilizada pelo Mestre, para traçar os planos e projetos das obras tem por finalidade dar orientação aos aprendizes, repassando suas experiências, para transformação da sociedade num mundo mais justo e perfeito.
O aprendiz no estágio de “Pedra Bruta” tem um longo caminho a percorrer, transformando-se em “pedra polida”, polindo suas asperezas, aperfeiçoando-se intelectualmente e espiritualmente, assumindo um papel de construtor de uma sociedade mais justa e tolerante, com atitudes positivas ajudando a construir um mundo melhor, mesmo sabendo que o caminho é longo, árduo e cheio de obstáculos, tendo de vencer as adversidades do dia-a-dia e aperfeiçoando o seu “eu”. “Fazer o bem não importa a quem”.
O aprendiz, ao percorrer esse caminho evolui como ser humano, trabalha suas virtudes, elimina seus vícios e apegos materiais, eleva seu nível intelectual, moral e espiritual com pensamento positivos, preocupa-se mais com o próximo, não esquece de si próprio, torna-se uma pessoa mais feliz, que é um dos objetivos do homem. Encontrar a felicidade.
REFERÊNCIAS
1. Grande Loja de Santa Catarina. R∴E∴A∴A∴. 1ª Instrução, Complemento I e II à 1ª Instrução – 3ª ed. – Administração 2005/2008;
2. Internet: www.google.com.br, pesquisas de artigos e obras publicadas.
Fonte: JBNews - Informativo nº 228 - 13.04.2011
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