Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

GARANTE DE AMIZADE: O QUE É?

GARANTE DE AMIZADE: O QUE É?
(republicação)

O Respeitável Irmão Abtino Berlanda Costa, Mestre Instalado da Loja José Guimarães Gonçalves, 120, R∴E∴A∴A∴, Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:
Contato: abtino.berlanda@gmail.com

Gostaria de obter uma resposta do Irmão Pedro Juk sobre o significado da existência do GARANTE DE AMIZADE, suas atribuições, responsabilidades e áreas de atuação dentro da Maçonaria e se ela se estende dentro da jurisdição da Obediência, ou não.

CONSIDERAÇÕES:

Garante, do francês garant. Substantivo de dois gêneros designa a pessoa responsável por alguma coisa; abonador, fiador.

Amizade, do latim vulg. amicitate. Substantivo feminino designa, dentre outros, estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades. Vinculação de caráter exclusivamente social; relações. Entendimento, fraternidade. Nesse sentido, geralmente o Garante de Amizade é o representante de uma Obediência Maçônica estrangeira junto a uma Obediência nacional, ou o representante de uma Obediência nacional, junto a uma Obediência estrangeira. Normalmente nas Obediências brasileiras um Garante de Amizade deve satisfazer no mínimo alguns requisitos como – ser Mestre Maçom por um período mínimo de três anos; conhecer a língua falada no país da Obediência na qual ele pretende ser o representante; estar em pleno gozo dos seus direitos maçônicos perante a Obediência que será por ele representada, dentre outras.

Para tanto um Garante de Amizade tem como principais atribuições aquelas de visitar a Obediência pela qual ele fora nomeado geralmente a cada dois anos; manter correspondência epistolar com a Obediência que representa, estimulando a troca de informações, publicações, livros, etc.; estar presente em solenidades que indiquem relevância que venham ocorrer na Obediência que ele representa; prestar conta de suas atividades em relatório anual para a Secretaria de Relações Exteriores da Obediência que ele pertença, etc.

Em termos é o que posso relatar sobre o assunto, muito embora essa não seja a minha área. Por fim, sugiro ao Irmão que procure junto a sua Obediência (Grande Loja) informações mais detalhadas a respeito, já que cada Potência Maçônica possui suas características próprias, cujas informações talvez possam enriquecer melhor os detalhes do que é um Garante de Amizade.

T.F.A.
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 387 Florianópolis (SC) – 22 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário