Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O PODER DO SILÊNCIO, DA PALAVRA E DO AMOR

O PODER DO SILÊNCIO, DA PALAVRA E DO AMOR
Ir⸫ Cláudio Pandolfo

Hoje, quando observamos o mundo que nos cerca e nosso lugar dentro dele, vemos que a linguagem é mal empregada, de uma forma alarmante, e com isso perdeu sua realidade espiritual. Vivemos numa sociedade muito verbal, mergulhada no ruído.

Quanto mais abusamos das palavras, mais nos distanciamos da verdadeira natureza de nosso ser. As palavras se tornam um meio de evasão "racional" da verdadeira realidade do Eu.

É bom lembrar que somos o que pensamos. Somos o que dizemos.

Devemos reavaliar a forma pela qual usamos as palavras, então descobriremos a maneira de alcançar o equilíbrio que conduza a uma vida mais elevada.

As palavras são a forma exterior da realidade interior. O individuo pode expressar pensamentos só com palavras essenciais, e assim manter a comunicação clara, simples e precisa.

A razão da existência do homem na terra é descobrir seu eu interior, a divindade de sua alma.

Deveríamos aspirar ao encontro de um lugar interior tranqüilo para restaurar o Eu.

Logo além da fronteira do ruído, é possível encontrar esse lugar sereno onde podemos, com toda calma, vivenciar o centro do silêncio a partir do qual nascem o som e a palavra.

A prática do silêncio deve ser uma constante ao estudante de esoterismo. No recolhimento, ele entra em si mesmo para receber a direção e a luz do centro e da essência de todos os dados espirituais, mentais e materiais que constituem sua existência. Para entrar no silêncio, poderíamos adotar a atitude de um espectador e "ver" sem participar. O período de verdadeiro silêncio pode ser de alguns segundos, mas basta para a manifestação de uma força e de um conhecimento infinito, que podem não ser imediatamente percebidos, mas se desenvolverão de muitas maneiras.

A Bíblia lembra o poder do silêncio numa fórmula curta, mas significativa: "Entre no silêncio e saiba que eu sou Deus".

Por outro lado, o uso atento da palavra nos auxilia a sermos mais produtivos e, ao conservar a energia da palavra pelo silêncio, aumentamos nossa potencialidade de atingirmos nossos objetivos quando da emissão de uma determinada palavra.

Há um provérbio conhecido que diz que cada palavra deveria passar por três portas antes de ser emitida. Na primeira porta o guardião pergunta: "Ela é verdadeira?" Na segunda ele pergunta: "Ela é necessária?" Na terceira ele pergunta: "Ela é boa?"

A seguir alguns pensamentos para entendermos o poder da palavra:

- "Uma palavra é como uma flecha: voa muito velozmente";
- "Uma palavra pode dar início a uma guerra, ou fazer a paz.";
- "Guardai vossa língua com o mesmo cuidado com que conservais vossas riquezas.";
- "O ensinamento sem palavras e o trabalho sem ação só são compreendidos por poucos.";
- "Se eu não emitir uma palavra, sou seu mestre. Uma vez que a tenha pronunciado, sou seu escravo."

A palavra é um agente dos domínios da Essência, um mecanismo de comunicação com o potencial criador. A palavra simboliza a força criadora da consciência, uma idéia criadora que traz ordem e forma a matéria, uma ponte e o céu e a terra.

Na língua hebraica, davar significa "palavra". Empregando-se o código cabalístico das letras, davar significa:

"O equilíbrio e a harmonia o universo estão contidos no recipiente cósmico, e são vertidos no recipiente formado pelo veículo humano, o corpo da criação, e no sono e nas emissões das forças criadoras. Uma vez no recipiente humano, existe a escolha entre o uso e o abuso, e a lei opera em conseqüência."

Outro termo hebraico para "palavra" no plural é amarim, que significa amor, a interpretação cabalística é:

"O poder da vida e da morte, o sem nome, sem tempo e sem espaço, fortifica, infunde e preenche esse recipiente com águas cósmicas de vida e de som, e inteligentemente modela os pensamentos através do envoltório do organismo humano." (O poder da vida e da morte, o sem nome, sem tempo e sem espaço é Deus),

A palavra no sentido de fazer, de realizar, de ação, vem definir o verbo.

Uma frase, também bíblica, diz que: "No principio era o verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus."

Deus vendo que havia escuridão sobre a superfície da água disse:

- Haja luz; E houve luz. E assim correu com toda criação.

Na minha opinião, e esta pode não refletir a verdade, nós como iniciados, poderíamos procurar usar as palavras sagradas aprendidas em nossa iniciação, de acordo com o nosso grau.

No caso do grau de aprendiz, a palavra sagrada é B⸫, conforme pronuncia. Na abertura dos trabalhos ela circula a partir do Venerável Mestre. No desenrolar desta abertura, a egrégora se torna presente, por assim dizer.

Penso que em momentos de grande dificuldade, de perigo iminente, podemos fazer uso da palavra sagrada, com a certeza de receber assistência do mundo invisível, do qual também fazemos parte, e uma vez que sejamos sinceros e justos em nossas intenções, e que, conforme manual de aprendiz, em nossa ação maçônica-social sejamos praticantes rigorosos dos sãos e sublimes princípios da verdadeira maçonaria.

Finalizando, meus irmãos, penetremos no silêncio que é Deus, ajamos com amor que é Deus. Utilizemos com sabedoria a palavra, o verbo, que também é Deus e talvez um dia, mereçamos e possamos dizer, como disse o profeta Isaías:

"Assim será a minha palavra, que sair de minha boca; não tornará para mim vazia, mas fará tudo que eu quero e produzirá os efeitos para os quais a enviei." (Isaías, 55:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário