Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 24 de junho de 2018

FESTA DE SÃO JOÃO

FESTA DE SÃO JOÃO
Ir∴ Ambrósio Peters

É enganoso pensar que essas Assembléias de 24 de junho, dia de São João Batista, e de 27 de dezembro, dia de São João Evangelista, tenham sido comemorações religiosas dos dias onomásticos desses dois santos. Outrossim, embora essas festas sejam coincidentes com os dois solstícios anuais, nada há na História da Maçonaria que confirme serem essas assembléias relacionadas com a passagem desses dois eventos astronômicos. Nada se encontra a respeito, nos dois livros das constituições de James Anderson.

No seu novo livro das constituições de 1738, ao se referir à posse do Grão-Mestre, Duque de Montagu, James Anderson descreve a cerimônia com minúcias, mas não faz nenhuma referência à celebração religiosa do Santo do dia.

A primeira vez que se menciona São João no Novo Livro das Constituições de 1738 (p. 79), está no nome da Ordem dos Cavaleiros de São João de Rodes (os Hospitalários), cujo Grão-Mestre visitou a Inglaterra no ano de 1500 e convocou uma Grande Assembléia de Irmãos da Ordem para eleger o Rei Henrique VII seu patrono, ou seu Grão-Mestre para a Inglaterra.

No dia 24 de junho de 1502, o Rei acompanhado de seus dois Grandes Vigilantes e de uma seleta comitiva, assentou a pedra fundamental de sua famosa capela particular em Westminster. A primeira Grande Assembléia de Maçons conhecida é do dia 27 de dezembro de 1561 na cidade de York. A introdução dessas duas datas certamente deve-se ao fato de o nome da Ordem dos Hospitalários, não ter definido a identidade do santo homenageado no seu nome, São João Batista ou São João Evangelista.

Os manuscritos do Poema Régio, de Cooke e do GL-1, cujos textos integrais foram repassados pessoalmente, nenhuma referência fazem às festas de São João, embora se refiram até com certa minúcia a outras festas e comemorações religiosas católicas. Nem mesmo os estatutos dos Maçons de Eduardo III, dos anos de 1350 e 1360, que se referem repetidas vezes a Festa da Páscoa e a Festa de São Miguel, fazem qualquer referência a comemorações da Festa de São João.

Sendo esses manuscritos do final do século XIV, é conclusivo afirmar que as comemorações de São João tenham sido introduzidas na Maçonaria, após o século XV e que isto se deva ao nome da Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém, (depois de São João de Rodes e a seguir de São João de Malta) e não por ter sido São João uma festa popular. As Grandes Assembléias e as comunicações trimestrais nunca foram festas religiosas e nenhuma ligação tiveram com festas populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário